Terça-Feira, 26 de Agosto de 2025

Câmara Municipal de Picos realiza 17ª Sessão Ordinária com extensa pauta legislativa

Publicado em 04/07/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-a64026e024ee216a81be.jpg
FA-IMG-a64026e024ee216a81be.jpg
Câmara Municipal de Picos/Fotos: Bismark Sousa

Nesta quinta-feira, 03 de julho, a Câmara Municipal de Picos realizou a 17ª sessão ordinária do 1º ano da 20ª Legislatura, no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva. A sessão teve início às 15h e contou com uma pauta ampla, contemplando projetos de lei, decretos legislativos e diversos requerimentos apresentados pelos parlamentares.

Durante a sessão, foram encaminhados à Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final para parecer técnico três projetos, destacando-se o da vereadora Creusa Nunes, que cria a Comissão Legislativa de Proteção e Combate às Violências contra os Direitos das Mulheres no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

Em primeira votação, foram apreciados quatro projetos: o da vereadora Dalva Mocó, que institui o Dia Municipal do Agente de Trânsito (02 de junho); dois do vereador Chaguinha, tratando da alteração da localização da Rua Nossa Senhora dos Milagres e da criação do Dia Municipal do Doador de Medula Óssea (3º sábado de setembro); e um do vereador Hugo Victor, que denomina de Rua Professora Geni Carvalho Barros uma via no Loteamento Bibiu II, bairro Boa Sorte.

Também foram votados, em votação única, projetos de concessão de honrarias. O vereador Hugo Victor propôs a entrega da “Medalha Coêlho Rodrigues” à primeira-dama do Estado do Piauí, Isabel Fontelles, e à professora de balé Lia Estefânia Chagas Fonseca, esta última também agraciada com o título de cidadã picoense. Já o vereador Chaguinha homenageou com a medalha a senhora Cecilia Maria Lavor Neri (Xandú) e o deputado estadual Nerinho, além de conceder o título de cidadã picoense a Maria Inês Carvalho Lima, conhecida como “Neném do Lojão Paulista”.

Foi aprovado, ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei do vereador Renato, que reconhece como de Utilidade Pública Municipal a Associação de Moradores do Residencial Louzinho Monteiro.

A sessão foi marcada também pela apresentação de diversos requerimentos voltados à melhoria da infraestrutura urbana, saúde, mobilidade e assistência à população. Os vereadores solicitaram ações como ampliação de cemitério, pavimentação de ruas, implantação de iluminação pública, reformas de mercados e praças, extensão de rede elétrica, mutirões odontológicos, limpeza de galerias e incentivo a atividades voltadas ao público idoso, como a Capoterapia.

A 17ª sessão da Câmara Municipal de Picos reforça o papel ativo do Legislativo na proposição de políticas públicas e na escuta das demandas populares, promovendo debates relevantes e ações concretas em prol do desenvolvimento de Picos, como destaca o presidente da Câmara Municipal, vereador Rinaldinho.

 

Comentários