A Câmara Municipal de Picos realizou, na tarde desta quinta-feira, 26 de junho, a sua 16ª Sessão Ordinária do primeiro ano da 20ª Legislatura. A sessão aconteceu no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, localizado na sede do Legislativo Picoense.
A pauta da sessão foi marcada por discussões relevantes para o município, envolvendo a tramitação de projetos de lei, votação de propostas e a apresentação de diversos requerimentos por parte dos parlamentares.
Vereadora Noêmia Marques
Quatro projetos foram encaminhados à Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final para receberem parecer técnico. Entre eles, destaque para o projeto da vereadora Dalva Mocó, que propõe a criação do Dia Municipal do Agente de Trânsito, a ser celebrado em 2 de junho, e o projeto do vereador Hugo Victor, que denomina de Rua Professora Geni Carvalho Barros a atual rua Projetada nº 02, localizada no bairro Boa Sorte.
Vereadora Dalva Mocó
Outros dois projetos de autoria do vereador Chaguinha também seguem para análise: um que altera a Lei 1861/96, referente à localização da Rua Nossa Senhora dos Milagres, no bairro São Sebastião, e outro que institui o Dia Municipal do Doador de Medula Óssea, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado de setembro.
Durante a sessão, foi aprovado em 1ª votação o projeto de lei do vereador Renato que reconhece como de utilidade pública municipal a Associação de Moradores do Residencial Louzinho Monteiro.
Vereador Renato
Diversos requerimentos também foram encaminhados ao Executivo Municipal. Entre os pedidos, estão solicitações de obras de infraestrutura, melhorias urbanas e reconhecimento de personalidades locais.
O vereador Rinaldinho solicitou a construção de uma quadra esportiva no Morro da AABB, reforma do cemitério do povoado Pirco dos Nogueiras e operação tapa-buracos na Travessa da Igreja, no bairro Umarí.
Rinaldinho, presidente da Câmara
O vereador Maté pediu o conserto da bomba do poço da Serra do Tanque.
O vereador Antonio Moura cobrou complemento da pavimentação na Rua Antonio Rodrigues de Sousa Martins, fiscalização contra descarte irregular de lixo e apresentou moções de pesar pelo falecimento de Daniela Moura Pereira e Maria Lúcia Viana.
A vereadora Creusa Nunes pediu a instalação de placas indicativas com distâncias para as comunidades rurais de Picos, substituição de quebra-molas por redutores tipo “tartaruga” e recuperação do calçamento da Rua Zuza Lino, no bairro Canto da Várzea.
O vereador Chaguinha solicitou à primeira-dama do Estado uma máquina de lavar industrial para o abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho, além de materiais diversos à AGESPISA para doação à Igreja Evangélica Brasil Para Cristo. Também apresentou moções de congratulações à ACIMP e ao CREA-PI pelos 50 anos de atuação.
O vereador Wellington Dantas pediu a reforma dos cemitérios dos povoados Valparaíso e Cipaúba, e o calçamento de diversas ruas do bairro Paraibinha. A vereadora Dalva Mocó solicitou a iluminação pública entre o Residencial Louzinho Monteiro e o povoado Gameleira dos Galdinos.
Vereador Wellington Dantas
O vereador Edilson Carvalho pediu instalação de redutores de velocidade na Rua Paraíba, no bairro Paroquial, e recuperação da pavimentação da Rua Joana Alves Costa, no bairro Canto da Várzea.
Vereador Edilson Carvalho
O vereador Pedro Pio solicitou complemento do calçamento da Rua Casimiro Leal, no bairro Belo Norte, e apresentou moções de pesar pelas mortes de Josefa Mendes Borges, Jaime Rodrigues de Sousa e Manoel de Moura Fé.
O vereador Renato pediu recuperação do calçamento no povoado Torrões, capina e limpeza do bairro São Sebastião e do cemitério do povoado Torrões, além de moção de pesar pelo falecimento de Antonio Fulô. Por fim, o vereador Zé Luís solicitou calçamento da Rua Projetada 71, no loteamento Deputado Sá Urtiga, bairro Boa Vista.
Vereador Zé Luís