Com o tema "20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência", o município de Santo Antônio de Lisboa, promoveu nesta terça-feira, 24 de junho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento reuniu gestores, profissionais da área, representantes da sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais, com o objetivo de avaliar e deliberar diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social no município.
Veja AQUI todas as imagens!
A abertura da conferência aconteceu na sede do CREAS e contou com a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito Erivaldo Lopes, o secretário de Assistência Social Francisco Paulo, a assessora especial Érica Barros e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Danilo Silva. Também estiveram presentes demais secretários e representantes institucionais.
Mesa de honra
A programação seguiu com a leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência, conduzida por Danilo Silva.
Leitura do Regimento Interno da conferência
Em seguida, a assistente social, palestrante e conferencista Márcia Camilo ministrou a Palestra Magna, abordando os principais desafios e avanços do SUAS ao longo das duas últimas décadas.
Palestra Magna
A conferência também foi um momento de construção coletiva de propostas dentro dos cinco eixos temáticos definidos nacionalmente:
Eixo 1: Universalização do SUAS – Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades (representado por Cícero Maria); Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional (representado por Vitória Gerusa).
Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais – Fortalecimento da Proteção Social e da Inclusão (representado por Darlen Cipriano); Eixo 4: Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente no SUAS (representado por Ianca Mércia); Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS (representado por Eduarda Rodrigues).
Construção coletiva de propostas
Foram também eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência: Marciana Luzia de Araújo (representante do poder público), Darlen Rodrigues Cipriano de Sousa (representante de entidade da sociedade civil/ONG) e Maria Vilma de Sousa Moura (usuária do SUAS).
Delegados Eleitos
Em depoimento a nossa equipe de reportagem a assessora especial da assistência social, Érica Barros, destacou a importância da Conferência para o município.
A conferencista Márcia Camilo resumiu um pouco do que foi debatido na palestra ministrada por ela.