Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025

Nutricionista alerta sobre os perigos das dietas radicais

Publicado em 13/01/2014
Por Marta Soares
b4fdf83a787295ac3a3b0c5cdf30.jpg
b4fdf83a787295ac3a3b0c5cdf30.jpg
Nutricionista Ítalo Alencar/Erivan Costa

 

Como acontece todos os anos, muitas pessoas buscam o corpo perfeito às vésperas do carnaval e para isso acabam cometendo erros que podem colocar em risco a saúde. Basta acessar as redes sociais para se deparar com depoimentos e publicidade de produtos e dietas que prometem um corpo perfeito sem esforço.

Para o nutricionista Ítalo Alencar, para emagrecer não é preciso passar fome e, além disso, cada pessoa tem metabolismo diferente e uma forma diferente de reagir, por isso, cada caso é um caso. A dieta que serve para um, não necessariamente vai servir para o outro, por isso é recomendado procurar um profissional e fazer reeducação alimentar, porque o nutricionista é quem vai analisar e fazer um cardápio de acordo com as necessidades do paciente.

“Para adquirir a forma física desejada requer tempo, alimentação correta e prática de atividade física. Não se consegue um corpo perfeito da noite para o dia. Passar fome deixa o metabolismo lento e faz com que o corpo poupe energia para os períodos em que ele sabe que vai ficar sem receber os nutrientes. O indicado é que a cada três horas, ou seja, nos intervalos das principais refeições, a pessoa faça um lanche leve”, explica Ítalo.

A falta de nutrientes em decorrência da privação alimentar também pode causar fraqueza e cansaço, entre outros sintomas. Por isso, os especialistas recomendaram que quem deseja emagrecer passe por uma reeducação, incluindo mais refeições por dia e porções equilibradas. “O mais importante é comer fracionadamente, várias vezes por dia, e de tudo um pouco. Com o tempo, o corpo adquire memória sobre o peso e a quantidade de gordura”.

 

Comentários