Sábado, 07 de Junho de 2025

Secretária de Educação de Simões participa de imersão em educação infantil em escolas de Curitiba

Publicado em 05/06/2025
Por Renata Arrais
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Íris Elaine e Eneyde durante a viagem/Foto: Reprodução

Entre os dias 31 de maio e 03 de junho, a secretária de Educação de Simões, Íris Elaine Dantas Lopes de Carvalho, acompanhada da coordenadora da Educação Infantil, Eneyde Reis, participou de uma enriquecedora imersão nas escolas Aurora e Parlenda, localizadas em Curitiba, capital do Paraná.

A visita teve como foco as duas instituições que são referência nacional em práticas pedagógicas inspiradas nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler.

A escola Parlenda, em especial, é a única no Brasil com certificação oficial da Reggio Children e a primeira instituição brasileira a receber o selo internacional Learning by Languages. Com essa certificação, a Parlenda passa a ser reconhecida como a única escola de educação infantil no país capaz de formar pedagogos a partir da abordagem Reggiana.

Durante a imersão, as educadoras vivenciaram momentos de observação das rotinas e projetos pedagógicos das turmas, acompanhando atividades como oficinas de artes visuais, brincadeiras de exploração livre nos parques e outros momentos significativos.

As escolas também promoveram rodas de conversa e socialização de experiências, favorecendo a reflexão coletiva sobre os desafios e potencialidades do trabalho com a primeira infância.

“A imersão foi uma oportunidade preciosa para olharmos para nossas práticas com mais profundidade, a partir do olhar do outro. A troca nos fortalece e nos inspira”, destacou a secretária Íris Elaine.

“Mais do que compartilhar metodologias, a imersão nos permitiu vivenciar a potência do encontro, da presença e do afeto na educação das infâncias”, completou a secretária.

Além das visitas, a equipe de Simões participou de momentos formativos com profissionais renomados da área da educação, como Regina Shudo, Cleber Fabiano, Robson Lima e Israel Boniek, que abordou o tema “A Epistemologia das Abordagens Participativas para a Educação Infantil”.

A iniciativa visa aprimorar as práticas pedagógicas, promover a troca de saberes e implementar metodologias inovadoras que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças atendidas pela rede municipal de ensino.

 

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