Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025

Samir Xaud é o novo presidente da CBF

Publicado em 26/05/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-e43cb0e4fcfdd5328a74.png
FA-IMG-e43cb0e4fcfdd5328a74.png
Samir Xaud/Foto: Foto: Divulgação/CBF / Estadão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo presidente. Em uma eleição esvaziada por parte dos principais clubes do país, o médico Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito neste domingo (25) para comandar a entidade máxima do futebol brasileiro pelos próximos quatro anos. O pleito foi realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, Xaud recebeu 103 dos 141 votos possíveis. A ampla maioria veio das federações estaduais — 25 das 27 apoiaram sua candidatura — e de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ele assume o cargo imediatamente, substituindo Ednaldo Rodrigues, que foi afastado pela Justiça.

Apesar da vitória expressiva, o processo foi marcado por polêmicas e por um racha evidente entre federações e clubes da elite. Ao todo, 21 clubes das Séries A e B decidiram boicotar a eleição, alegando falta de transparência e pouco espaço no processo decisório. Clubes como Flamengo, Corinthians, Fluminense, São Paulo e Internacional não compareceram à votação. Já outros, como Palmeiras, Botafogo, Vasco, Santos e Cruzeiro, acabaram participando, mesmo após indicarem que poderiam se ausentar.

A estrutura de votação da CBF favorece as federações estaduais, que têm peso três no colégio eleitoral, enquanto clubes da Série A valem dois votos e da Série B, um. Isso contribuiu para a inviabilidade de uma candidatura alternativa, como a de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que chegou a ser articulada por 29 clubes, mas não conseguiu apoio suficiente das federações para formalizar a chapa.

CBF tem pela primeira vez uma mulher na vice-presidência

Samir Xaud foi o único candidato inscrito. Sua eleição também definiu os oito vice-presidentes que o acompanharão na gestão. Entre eles, Fernando Sarney e Gustavo Henrique, que já faziam parte da diretoria da entidade. O pleito também marcou a escolha da primeira mulher a ocupar uma vice-presidência na CBF: Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol.

Fonte: Portal O Dia

Comentários