Terça-Feira, 20 de Maio de 2025

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata com metástase óssea; entenda

Publicado em 20/05/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-b4fe07956f679979ff8d.png
FA-IMG-b4fe07956f679979ff8d.png
Joe Biden é diagnosticado com câncer/Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase óssea, uma condição considerada grave e avançada da doença. A informação gerou atenção mundial e levantou dúvidas sobre o que significa esse tipo de metástase e quais são suas implicações para a saúde.

O que é metástase óssea?

A metástase óssea ocorre quando células cancerígenas se desprendem do tumor original (neste caso, da próstata) e viajam pela corrente sanguínea até se alojarem nos ossos. Lá, essas células passam a se multiplicar, formando um novo foco de câncer. Esse processo indica que a doença avançou além da sua origem.

Esse tipo de metástase é comum em casos de câncer de próstata e também em câncer de mama. As consequências mais frequentes são dores intensas, dificuldades de locomoção e aumento do risco de fraturas, já que os ossos afetados se tornam mais frágeis.

Câncer de próstata: o mais comum entre os homens após o de pele

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, e tem o tamanho aproximado de uma noz. Ela envolve a uretra, o canal que transporta a urina para fora do corpo.

O câncer nessa região é geralmente agressivo. Para medir a gravidade, utiliza-se o escore de Gleason, que varia de 1 a 10. Biden foi diagnosticado com um tumor de Gleason 9, o que indica uma forma altamente agressiva da doença.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de metástase óssea geralmente é feito por meio de exames de imagem, como cintilografia óssea, tomografia e ressonância magnética. O tratamento pode envolver hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia e uso de medicamentos para fortalecer os ossos e aliviar a dor.

Fonte: Portal O Dia

Comentários