Entre os dias 7 e 11 de maio de 2025, Ipiranga do Piauí esteve representando com orgulho no 1º Festival de Economia Popular e Solidária com foco em Transformação Ecológica, realizado no Centro de Convenções, em Salvador (BA). O evento que reuniu iniciativas de todo o Nordeste que fortalecem a economia solidária, o artesanato e o desenvolvimento sustentável dos territórios.
O evento foi promovido por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc) e do Governo do Estado.
Com o incentivo da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí e o apoio da Secretaria de Assistência Social, o município levou ao festival representantes que expressaram, com talento e dedicação, a riqueza cultural e artesanal da região.
Participam da programação a Lojinha Daky, com a artesã Maria da Cruz Rufino Oliveira Bulcão; a Assaripi, representada por Maria Eliete Lopes Leal; e a Art do Buriti, conduzida por Flávia Pereira.
Cada exposição foi uma amostra do potencial criativo ipiranguense, demonstrando que, além de tradição, o artesanato local carrega identidade, sustentabilidade e protagonismo feminino. A presença de Ipiranga do Piauí neste grande evento reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, o fortalecimento da economia solidária e a promoção de oportunidades para as artesãs do município.
Ipiranga do Piauí mostra que é solo fértil de saberes ancestrais, inovação social e produção artesanal de excelência, ganhando cada vez mais visibilidade e reconhecimento em todo o Brasil.