Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025

Piauí registra mais de 15 mil novas empresas nos primeiros quatro meses de 2025

Publicado em 12/05/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-2e558197c27ed85b4b1e.png
FA-IMG-2e558197c27ed85b4b1e.png
Piauí registra mais de 15 mil novas empresas/Foto: Divulgação/Jucepi

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou, entre janeiro e abril deste ano, a abertura de 15.172 novas empresas no estado. O número equivale a 49,97% do total de formalizações realizadas em todo o ano de 2024, quando foram contabilizadas 30.359 novas inscrições.

Segundo a Jucepi, o aumento pode estar relacionado a iniciativas de digitalização e desburocratização de processos. Atualmente, o tempo médio para abertura de uma empresa no estado é de 16 minutos. “A facilidade que um empresário tem dentro desse ambiente, que é muito célere e muito fácil de constituir uma nova empresa ou qualquer outro serviço, é um diferencial”, afirma a presidente da entidade, Alzenir Porto. 

Os setores de comércio varejista e atacadista, hotelaria e prestação de serviços lideram a procura por formalização. A presidência do órgão também aponta uma possível mudança no perfil dos empreendimentos, com crescimento no porte econômico das empresas que estão se instalando no estado.

Como abrir uma empresa no Piauí?

1. Acesse o portal Gov.Pi Empresas

O processo de abertura de empresas no Piauí é realizado pelo portal Gov.Pi Empresas.

2. Solicite a viabilidade

Antes de registrar sua empresa, é necessário verificar a viabilidade do nome empresarial e do endereço pretendido. Essa etapa garante que o nome escolhido esteja disponível e que o local seja adequado para a atividade empresarial.

3. Preencha a Ficha de Cadastro Nacional (FCN)

Após a aprovação da viabilidade, preencha a FCN com as informações da empresa e dos sócios. O sistema do Gov.Pi Empresas integra essas informações com a Receita Federal para a emissão do CNPJ.

4. Elabore o contrato social

Você pode utilizar um modelo padrão fornecido pelo sistema ou anexar um contrato personalizado. Esse documento define as regras de funcionamento da empresa e a participação de cada sócio.

5. Obtenha o CNPJ e demais registros

Com a aprovação da Jucepi, o CNPJ será emitido automaticamente. Dependendo da atividade da empresa, pode ser necessário obter inscrições estadual e municipal, além de alvarás de funcionamento.

Fonte: Portal O Dia

Comentários