O governador do Piauí, Rafael Fonteles, embarca no próximo sábado (10/05) para a China, onde integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma missão oficial. A visita tem como foco ampliar as parcerias comerciais e atrair investimentos internacionais, com atenção especial ao desenvolvimento do estado do Piauí.
Durante o período em que estiver fora do país, o comando do Executivo estadual será transferido para o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio. A medida ocorre porque o vice-governador, Themístocles Filho, estará em período de férias e, portanto, impedido de assumir o cargo interinamente. A transmissão oficial do governo deve ocorrer antes da viagem.
Essa será uma das poucas ocasiões em que o presidente do Legislativo estadual assume o Governo do Estado, seguindo o que prevê a linha sucessória estabelecida pela Constituição Estadual.
A expectativa é de que a missão à China gere novas oportunidades de cooperação nas áreas econômica, tecnológica e educacional, promovendo avanços significativos para o Piauí e fortalecendo a presença do Brasil no cenário internacional.
O retorno do governador ao Piauí está programado para a próxima quinta-feira, 15 de maio.