A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 05 de maio, a programação da Campanha Maio Laranja 2025. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes ao longo de todo o mês de maio.
O lançamento oficial aconteceu durante uma coletiva de imprensa realizada na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues e contou com a presença de autoridades locais, como o secretário de Trabalho e Assistência Social, Luzifrank Júnior; a secretária de Educação, Mary Dantas; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Daniela Leal; e o conselheiro tutelar Genilson Oliveira.
Durante o encontro, o secretário Luzifrank Júnior destacou a importância da campanha na proteção dos direitos da infância e juventude. “A importância dessa campanha é que a gente divulgue informações sobre o tema, para que chegue ao maior número de pessoas possíveis e que surta efeito. A nossa luta é para que os casos de exploração sexual de crianças e adolescente diminua e nosso sonho é que zerassem, nosso objetivo é buscar ao máximo proteger nossas crianças”, disse.
A coordenadora do CREAS, Daniela Leal, reforçou o papel das atividades educativas na prevenção de casos de violência sexual. “Nosso objetivo é sensibilizar a população, capacitar os profissionais da rede de proteção e, principalmente, dar voz às crianças e adolescentes”, pontuou.
A Campanha Maio Laranja contará com uma programação extensa, que envolve ações educativas, formações, fóruns e mobilizações públicas. Confira abaixo a agenda completa:
01/05 – Lançamento da campanha (vídeo nas redes sociais)
05/05, 10h – Coletiva de imprensa (Sala de Reuniões da Prefeitura)
08/05, 7h – Blitz Educativa (Praça Josino Ferreira)
09/05, 9h – Capacitação dos Conselheiros Tutelares (Sede do Conselho Tutelar)
13/05 – Diálogo com Profissionais da Rede (Teatro)
16/05, 7h – Caminhada (da Igreja do Sagrado Coração até a Praça Josino Ferreira)
17/05, 10h – Formação para Profissionais da Educação Inclusiva (UFPI)
20/05, 8h – Troca de Experiências sobre os Desafios da Rede (Sede da OAB)
21/05, 9h – Atividade com SCFV (CRAS Parque de Exposição)
22/05, 9h – Atividade no CRAS (Parque de Exposição)
24/05, 8h – Fórum Intersetorial do Globo (Auditório da OAB de Picos)
Durante o mês – Atividades no Programa Criança Feliz (nos domicílios)