Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025

I Primeiro Percurso Formativo do PPAIC 2025 é realizado em São Julião

Publicado em 25/04/2025
Por Karen Miranda (Estagiária da UESPI)
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I Primeiro Percurso Formativo do PPAIC 2025/Fotos: Carlos Thadeu - ASCOM

O município de São Julião realizou nos dias 23 e 24 de abril, à primeira etapa do Percurso Formativo do PPAIC 2025. O encontro aconteceu na Escola Alice Rocha e reuniu profissionais da educação infantil e do ciclo de alfabetização da rede municipal para uma jornada de reflexão, aprendizado e construção de novas práticas pedagógicas.

O tema do módulo, “Alfabetização e educação antirracista: inclusão e equidade”, guiou toda a programação. A abertura ficou por conta da professora Maria Cândida, mestranda pela UNIVASP, que trouxe uma palestra provocativa sobre os caminhos para uma educação antirracista dentro das salas de aula. O encontro também foi marcada por um momento de sensibilidade e representatividade, com a contação da história "Meu crespo é de rainha", conduzida pela professora Maria Cristina e pela estudante Lavínia.

Entre os destaques do evento, a presença da subsecretária de Educação, Karina Garuzzi, reforçou o compromisso da gestão municipal com práticas pedagógicas que valorizem a inclusão, o acolhimento e a inovação.

O professor Rômulo Rossy, mestre em educação, também participou, apresentando propostas de projetos que visam integrar o hábito da leitura ao desenvolvimento global dos estudantes.

A formação foi conduzida por uma equipe técnica composta por Antônia Maria, coordenadora do PPAIC, e pelas formadoras Maria Cláudia (Educação Infantil) e Ana Maria (Ciclo de Alfabetização). Juntas, elas estimularam os participantes a repensarem estratégias e ações para melhorar os processos de ensino e aprendizagem nas escolas, sempre com foco na alfabetização na idade certa.

Com apoio integral da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura, o encontro foi mais que uma formação — foi um passo concreto rumo a uma educação que reconhece as diversidades e aposta na potência de cada criança.


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