Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Programa Espaço Cidadania é ampliado no Piauí

Publicado em 06/01/2014
Por Marta Soares
2dc8e6b9c8e20c40d296ab1f4036.jpg
2dc8e6b9c8e20c40d296ab1f4036.jpg
/


Com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão à expedição da documentação básica e à adesão de programas sociais que o Governo do Estado, em parceria com os municípios, vem instalando no interior do estado os Espaços e Salas de Cidadania. Atualmente, o Piauí possui cinco Espaços Cidadania e seis salas em funcionamento. E, como forma de democratizar ainda mais o acesso do cidadão ao programa, estão sendo construídos mais três espaços e uma média de 20 salas.

Para a coordenadora de Implantação e Manutenção do Programa Espaço Cidadania, Arcanja Viana, a implantação e expansão é muito importante para o cidadão. “Esse programa é muito importante, pois permite que todos possam ter acesso à cidadania, através da emissão de documentos, e, por meio da parceria com as prefeituras, o encaminhamento para os programas sociais”, pontua.

Além da emissão de documentos, os Espaços Cidadanias agregam os serviços de órgãos estaduais, federais e privados, como por exemplo, Agespisa, Sine, Secretaria de Segurança, Junta Comercial, cartórios, dentre outros. Os espaços em funcionamento estão situados nos municípios de Teresina, Picos, Bom Jesus, Campo Maior e Parnaíba. O programa está sendo ampliado e estão sendo construídos espaços nas cidades de Floriano, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Assim como os Espaços, as Salas da Cidadania têm permitido que o cidadão possa emitir seus documentos de maneira mais rápida e cômoda, além de poder ter acesso aos programas assistenciais. “O atendimento do cidadão nesses postos é mais rápido devido a ligação deles com os espaços cidadania que funcionam em municípios pólos”, afirma Arcanja Viana.

As Salas da Cidadania estão instaladas e em funcionamento nas cidades de Água Branca, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Pio IX e Paes Landim. Porém, estão sendo construídas mais de 20 unidades em todo o estado.

GOV. PI

Comentários