Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

SAÚDE: Ana Eulálio participa da II EXPOGEP

Publicado em 06/01/2014
Por Marta Soares
c32839620f1368c5168ed43e255d.jpg
c32839620f1368c5168ed43e255d.jpg
Secretária de saúde, Ana Eulálio e equipe/Ascom

O projeto “CONVERSANDO SOBRE SAÚDE COM A POPULAÇÃO”, da secretaria Municipal de Saúde, participou entre os dias 02 a 06 de fevereiro da II EXPOGEP – Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS, na cidade de Brasília. A II EXPOGEP recebeu aproximadamente 4.000 participantes, entre gestores públicos, acadêmicos, trabalhadores da saúde, militantes sociais da saúde, técnicos, pesquisadores de Brasil e de outros países.

Participaram do evento, representando o município de Picos, a secretária de saúde, Drª Ana Eulálio, a coordenadora da  ouvidoria, Dénorah Janine Santos Bernardes e supervisora da estratégia de saúde da família – ESF, Maykiane de Abreu Luz. A II EXPOGEP trouxe visibilidade e reconhecimento às experiências exitosas em gestão estratégica e participativa implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos seus 25 anos

O evento foi organizado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, oportunizando um grande momento de visibilidade das experiências implementadas, de formulação de conhecimento e de educação permanente. O encontro proporcionou também o intercâmbio conhecimentos por meio da exposição oral e pôsteres de experiências e estudos. Fizeram parte da programação a realização de oficinas e seminários entre Municípios, Estados, Governo Federal e parceiros nacionais e internacionais.

PROJETO “CONVERSANDO SOBRE SAÚDE COM A POPULAÇÃO”.

O atual modelo de Gestão Pública em Saúde, requer para sua plena efetivação, ser implementado a partir de uma visão Estratégica e de um processo Participativo, no qual a Escuta Ativa, Acolhedora e Direta às demandas sociais se constitua no principal mecanismo e estratégia de ação.

OBJETIVANDO:

    Aproximar a Gestão Municipal das representações sociais comunitárias;
    Implementar a escuta ativa às demandas e necessidades da população;
    Oportunizar a participação da população no planejamento e na definição das prioridades locais em saúde;
    Criar um canal de comunicação permanente e direto entre a gestão local e a comunidade;
    Informar sobre os serviços ofertados pela SMS de Picos/Pi, esclarecendo dúvidas e questionamentos

 Realiza-se RODAS DE CONVERSA nos bairros onde se encontram localizadas as UBS, que envolvem, além de representações das  associações comunitárias, de lideranças políticas e de entidades e organizações da sociedade civil, a população em geral e os trabalhadores, técnicos e a gestão municipal da saúde para, coletivamente, debaterem, dialogarem e buscarem alternativas de enfrentamento para os problemas de saúde vivenciados pela comunidade.

AÇÕES  DESENVOLVIDAS:

Rodas de Conversa nos bairros Ipueiras, Passagem das Pedras; Morada Nova  da cidade de Picos/PI envolvendo cerca de  200 participantes.

RESULTADOS  ALCANÇADOS:

    Re-conhecimento das necessidades da população e do perfil de saúde da área;
    Qualificação das demandas formuladas pelos usuários dos serviços de saúde;
    Participação e envolvimento da comunidade desde o planejamento e execução das Rodas, até a  definição de estratégias de enfrentamento dos problemas identificados;
    Fomento ao fortalecimento da cidadania e da gestão participativa no âmbito do SUS no município de Picos/Pi.

Ascom SMS

Comentários