Em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 06 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Inhuma realizou, na sexta-feira, 04 de abril, um evento especial voltado à promoção da saúde e conscientização sobre os benefícios da prática regular de exercícios físicos.
A ação aconteceu na Lagoa dos Bangüês, a partir das 6h20 da manhã, e reuniu diversos segmentos da comunidade local. O vice-prefeito Aluízio Gonçalves participou do evento.
Com o lema "Atividade Física é: Vida, Saúde, Remédio", o encontro contou com equipes da saúde e assistência social, profissionais da saúde e da APAE, academias privadas e a população em geral.
Logo no início, os participantes foram acolhidos com serviços de aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal, pesagem e testes de glicemia, realizados por enfermeiras e técnicos de enfermagem.
Às 7h, foi realizado um momento de fala e reflexão sobre a promoção da saúde e a prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como sedentarismo, obesidade e sobrepeso. A secretária de Saúde, Sílvia Rodrigues, destacou a importância de inserir hábitos saudáveis no dia a dia.
A palestra também contou com a participação da enfermeira responsável pelo tema das DCNTs e da nutricionista Mariana Gosmão, que reforçou a necessidade de uma alimentação equilibrada para uma vida mais saudável.
Em seguida, às 7h30, os participantes se envolveram em atividades físicas orientadas por profissionais da área. A programação incluiu alongamento com o professor Almeida, Ritbox com a educadora Evania, e o encerramento com momento de relaxamento comandado por Patrícia.
O evento foi finalizado às 8h com um lanche saudável, incluindo frutas como banana, maçã, uva, melão e melancia, além de água para hidratação.
Sílvia Rodrigues, secretária de saúde
“A prática regular de atividade física é uma das ferramentas mais eficazes para a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida. Nosso objetivo com esse evento é justamente mostrar à população que cuidar da saúde pode e deve fazer parte da rotina de todos, de forma acessível e prazerosa”, ressaltou Sílvia Rodrigues.