O Governo do Estado do Piauí emitiu um decreto de situação de emergência na cidade de Santo Antônio de Lisboa devido à seca. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 03 de abril, e busca minimizar os impactos negativos ocasionados pela escassez de chuvas, sobretudo, para os produtores rurais.
O decreto nº 23.699 tem validade de 90 dias, e pode ser prorrogado. O mesmo foi assinado pelo governador Rafael Fontes, e pelos secretários Vanovick Feitosa (Governo), Feliphe Araújo (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Nerinho (Defesa Civil).
A medida também levou em consideração a previsão metereológica de chuvas abaixo da média histórica para os meses de março, abril e maio deste ano de 2025.
Com o estado de emergência decretado, os órgãos e entidades de administração pública estão autorizados a adotarem medidas emergencias para minimizar os impactos causados pela seca.
Além de Santo Antônio de Lisboa,o Governo do Piauí também decretou situação de emergência em outras 128 cidades do estado.