Com o encerramento das inscrições para o Novo PAC Seleções 2025 na última segunda-feira (31), municípios piauienses demonstraram grande interesse no programa ao registrar 1.564 propostas enviadas. O estado se destacou entre os maiores participantes da iniciativa federal, que recebeu um total de 35.119 inscrições de 5.537 municípios em todo o Brasil.
A iniciativa do Governo Federal quer fortalecer a infraestrutura e os serviços públicos em diversas áreas essenciais. Os investimentos totalizam R$ 49,2 bilhões e serão distribuídos em quatro grandes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; e Cidades Sustentáveis e Resilientes.
Com suas 1.564 propostas, o Piauí se posiciona como um dos estados nordestinos que mais buscaram recursos para projetos essenciais. Nacionalmente, a saúde foi a área com maior demanda, com 19.828 pedidos registrados, seguida pela educação, que recebeu 8.782 inscrições. O esporte e as cidades também foram setores prioritários, com 4.513 e 1.966 propostas, respectivamente.
As inscrições do Novo PAC Seleções 2025 contemplaram 19 modalidades diferentes de investimento, incluindo: Abastecimento de água e esgotamento sanitário; Mobilidade urbana e urbanização de favelas; Policlínicas, novas ambulâncias para o SAMU e centros de atenção psicossocial (CAPS); Creches, escolas de educação infantil e transporte escolar e prevenção de desastres naturais e contenção de encostas.
Agora, o Governo Federal avaliará as inscrições para definir quais projetos serão contemplados pelo Novo PAC. A seleção considerará critérios técnicos e a capacidade de execução das propostas apresentadas pelos estados e municípios.
Fonte: O Dia