Fronteiras deu um importante passo rumo ao fortalecimento de sua economia local nesta quarta-feira, 02 de abril, com a realização do Workshop de Desenvolvimento Econômico Local, promovido em parceria com o Sebrae.
O encontro reuniu lideranças políticas, empresariais e comunitárias para construir, de forma participativa, a visão de futuro do município e traçar os principais eixos estratégicos para os próximos dez anos.
A atividade contou com a presença da analista do Sebrae, Karine Leão, da unidade de Políticas Públicas do Sebrae, e do prefeito Eudes Agripino, que destacou o compromisso da gestão municipal com o crescimento sustentável e inclusivo da cidade.
Consultora do Sebrae, Yana Moura
Durante o workshop, foram definidos quatro eixos prioritários para o desenvolvimento de Fronteiras: Turismo: estruturação da atividade turística com foco nas potencialidades culturais, religiosas e naturais do município; Comércio: fortalecimento dos empreendedores locais, ampliação da competitividade e estímulo à inovação no varejo; Serviços: modernização da oferta de serviços públicos e privados, com foco em qualidade e eficiência; Educação Empreendedora: integração da cultura empreendedora nas escolas e programas de capacitação, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho e para a geração de novos negócios.
A partir dessas diretrizes, os participantes construíram coletivamente a visão de futuro de Fronteiras para 2035: “Até 2035, Fronteiras será reconhecida como um polo regional de desenvolvimento sustentável, com turismo consolidado, comércio fortalecido e setor de serviços moderno. Com uma economia dinâmica e inovadora, impulsionada pela educação empreendedora, o município será um território de oportunidades, inclusão e qualidade de vida para sua população”, Karine Leão.
Karine Leão
O prefeito Eudes Agripino destacou a importância do momento: “Essa parceria com o Sebrae é fundamental para que possamos planejar o futuro de Fronteiras de forma estratégica e com foco no que realmente importa: melhorar a vida das pessoas. Com o apoio técnico do Sebrae e o envolvimento da nossa comunidade, estamos dando um passo firme na construção de uma cidade mais empreendedora, próspera e preparada para os desafios dos próximos anos”, ressaltou o gestor.
Prefeito esteve presente
Dinâmica foi realizada
O workshop marca o início de uma agenda contínua de planejamento e articulação entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil, com o objetivo de transformar Fronteiras em um exemplo de desenvolvimento territorial no semiárido piauiense.