Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

Prefeito de Fronteiras declara situação de emergência devido à seca

Publicado em 31/03/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-79099fd6efa336ba2142.png
FA-IMG-79099fd6efa336ba2142.png
Situação de emergência devido a seca em Fronteiras/Foto: Clubenews

A Prefeitura de Fronteiras decretou, nesta segunda-feira, 31 de março, situação de emergência para toda a extensão territorial do município devido à seca. A decisão foi oficializada por meio do Decreto nº 026/2025, publicado na mesma data, e terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado conforme necessidade.

A medida visa possibilitar que a administração municipal adote providências urgentes para mitigar os efeitos da estiagem. Durante o período de vigência do decreto, será permitida a contratação de serviços e a aquisição de materiais de forma mais célere, garantindo uma resposta eficaz às necessidades da população afetada.

A seca tem causado prejuízos significativos ao município, comprometendo o abastecimento de água, a produção agropecuária e as condições de vida da população local. Com a declaração de emergência, a prefeitura busca viabilizar a implementação de medidas emergenciais para minimizar os impactos da crise hídrica.

Prefeito Eudes Ribeiro

“Os últimos anos têm sido caracterizados por períodos chuvosos abaixo das médias históricas, com precipitações irregulares e mal distribuídas, e que os prejuízos para as atividades produtivas, assim como as reservas de água ainda não foram restabelecidos; [...] As chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água do município; [...] Fica decretada situação anormal em toda extensão territorial no município de Fronteiras, Estado do Piauí, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, em virtude da SECA”, destaca parte do documento assinado pelo prefeito Eudes Ribeiro.

Confira AQUI o Decreto!

Comentários