Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Cidades da região de Picos ganharão UPAs para atendimento de emergência

Publicado em 05/01/2014
Por Marta Soares
ee5745f785a0ade8a414fc746263.jpg
ee5745f785a0ade8a414fc746263.jpg
As UPAs irão funcionar 24 horas/Thiago Amaral


Os investimentos na área da Saúde tem sido uma prioridade para o Governo do Estado, e vem alcançando todos os setores, desde infraestrutura, construção, reforma e aparelhamento de hospitais, à implementação de iniciativas que atendem diretamente os piauienses como a melhoria do atendimento de emergência.

Para isso, estão sendo construídas pelo Governo três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos municípios de Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras. As UPAs vão atuar 24 horas todos os dias da semana, beneficiando pacientes com problemas como febre alta, infarto e fraturas.

As obras das UPAs de São Raimundo Nonato e Oeiras já foram concluídas e encontram-se na fase de montagem de móveis e equipamentos, as inaugurações estão previstas para o mês de maio. Já a UPA de Floriano está em processo de licitação para compra de equipamentos e será inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano.

“Além de assegurar atenção rápida e eficaz, essas UPAS vão contribuir para desafogar os prontos-socorros, agindo de forma integrada com o Samu. Uma UPA também está em construção em Teresina, e temos propostas para UPAs em Picos, Parnaíba e mais uma na capital”, afirma o governador Wilson Martins.

As UPAS articulam-se com a Estratégia de Saúde da Família, Atenção Básica, Samu 192, unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde do sistema loco-regional.

O principal objetivo é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

 

Comentários
Eriberto
06/02/2014 18:45:21
E a de Picos, sai quando? Acho que nunca pelo visto!!!