Com recursos articulados pelo deputado federal Dr. Francisco, os hospitais públicos de Picos e Floriano receberão, este ano, equipamentos de Hemodinâmica, estrutura que acelera o diagnóstico e permite o tratamento mais rápido de pacientes com problemas neurológicos, endovasculares e cardiológicos, como aneurismas, tromboses e infartos, por exemplo.
Nesta quinta-feira, 27 de março, o deputado Dr. Francisco esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, com os secretários Mozart Sales (Atenção Especializada à Saúde) e Adriano Massuda (Executivo), para tratar da liberação dos recursos que devem ser repassados à Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), que gerencia os hospitais contemplados, e deverá comprar os equipamentos.
O investimento no valor de R$ 10,2 milhões foi autorizado pela então ministra da Saúde, Nísia Trindade, na Portaria 6144/24, atendendo à solicitação do deputado.
O serviço de Hemodinâmica moderniza o atendimento cardiovascular. “É um avanço tecnológico significativo para estes grandes hospitais que são referência em média e alta complexidade para os municípios de Picos e Floriano e também para toda a macrorregião de saúde dos Cerrados e do Semiárido”, disse o deputado.
Além de salvar vidas e possibilitar aos piauienses o atendimento mais perto de casa, a agilidade no diagnóstico e tratamento reduzem os custos de saúde para o SUS.
Na sede do Ministério, o parlamentar estava acompanhado do deputado estadual Dr. Marcus Vinícius, o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade Sesapi, Dirceu Campelo, e o vereador de Floriano, Carlos Eduardo. Os parlamentares também reforçaram a solicitação de habilitação da APAE de Floriano como Centro Especializado em Reabilitação - CER II.