Nesta terça-feira, 18 de março, a Diocese de Picos realizou uma coletiva de imprensa no Centro de Pastoral (Cúria) que falou sobre o sobre Encontro Diocesano que irá tratar sobre o Pacto Educativo Global.
A coletiva de imprensa contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Plínio José e dos coordenadores do Jubileu, Padre Carlos Danilo e Irmã Regiane Nascimento.
O "Pacto Educativo Global", uma proposta do Papa Francisco voltada para a educação e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Durante a coletiva, Dom Plínio e os coordenadores Padre Carlos Danilo e Irmã Regiane Nascimento detalharam o objetivo do encontro diocesano, que busca promover a reflexão sobre as diretrizes papais para o campo educacional. Eles destacaram a importância de discutir a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento humano, enfatizando que o pacto propõe um compromisso global para transformar o mundo por meio de uma educação mais acessível e equitativa.
O encontro Diocesano, que ocorrerá no dia 27 de março, pretende reunir autoridades dos munícipios que compõe a diocese da região, educadores, líderes religiosos e membros da comunidade para analisar como as orientações do Papa Francisco podem ser aplicadas localmente, estimulando uma formação mais ética, solidária e inclusiva.
O 'Pacto Educativo Global' não é apenas um chamado para transformar o ensino, mas também um convite à ação conjunta em favor de uma educação que respeite a dignidade humana e promova a paz.
O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José destacou alguns pontos importantes do Pacto Educativo Global. “A intenção da Diocese de Picos é resgatar os valores que marcaram essa caminhada dos 50 anos da nossa Diocese, é uma data muito importante, o jubileu de ouro e não só valores do passado, mas também os valores que estão em processo, incluindo essa proposta do pacto, de unir força na direção da natureza, da ecologia integral, então, é necessário fazer a nossa parte despertando o nosso povo a refletir sobre nosso papel nessas questões. A gente busca conscienciar as pessoas para que essas cuidem da natureza. Esse evento do dia 27 convida os gestores e diversas outras pessoas para despertar sobre essa propostas e sair com direções formadas para mostrar que somos um diferencial", explicou.
O coordenador do evento, padre Danilo falou sobre a temática do evento. “O pacto é essa proposta do Papa quanto a educação, é um convite as autoridades e as pessoas do mundo inteiro para esse compromisso com a educação, esse compromisso não apenas do ponto de vista cognitivo, não somente para a escola, todos somos responsáveis pela educação e para ter uma educação integral o papa convida a um pacto, um pacto que todos devemos abraçar, por isso, esse encontro que vamos fazer aqui na diocese, nós queremos chamar as pessoas que estão diretamente ligadas a educação que são os gestores, prefeitos das quarenta e duas cidades que compõe a nossa Diocese, secretários de educação, diretores de escolas, diretores das três gerencias regionais, reitores de universidades”, disse.
A coordenadora do Jubileu, Irmã Regiane Nascimento falou sobre a importância do encontro. “O Instituto Monsenhor Hipólito abraça, contribui com a Diocese de Picos, porque como o Padre Danilo falou a nossa igreja se preocupa com o todo, com a pessoa humana, desde a dimensão espiritual ao social e isso é ação e pacto. O Pacto Global chega através da Diocese de picos aos munícipios para haver um alinhamento e cuidar cada vez mais da pessoa, e olhar para o futuro, para o hoje, para o presente para que nós possamos ter uma vida mais saudável”, disse a Irmã.