O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), voltou a cobrar a presença dos deputados estaduais nas Sessões Plenárias. Na sessão desta quinta-feira (6), realizada após o feriado de Carnaval, apenas três parlamentares compareceram presencialmente ao plenário, enquanto outros oito marcaram presença de forma remota, totalizando apenas 36% de assiduidade.
A baixa participação comprometeu o andamento dos trabalhos, resultando em uma sessão de apenas dez minutos sem a apreciação de matérias por falta de quórum. Estiveram presentes no plenário os deputados Dr. Vinícius (PT), Henrique Pires (MDB) e o próprio Severo Eulálio (MDB). Virtualmente, participaram Ana Paula (MDB), Bárbara do Firmino (PP), Felipe Sampaio (MDB), Fábio Novo (PT), Gracinha Mão Santa (PP), Gustavo Neiva (PP), Hélio Rodrigues (PT) e João Madison (MDB).
Diante do cenário, Severo reforçou a necessidade de tornar as sessões exclusivamente presenciais. Ele explicou que, conforme deliberação da mesa diretora, as sessões das terças e quartas-feiras já serão realizadas obrigatoriamente de forma presencial, sem a opção de participação remota.
“A nossa ideia é que, quando a casa estiver funcionando plenamente e com a entrega do novo prédio, todas as sessões voltem a ser presenciais”, afirmou o parlamentar.
Além da questão da assiduidade, o presidente da Alepi destacou que está em contato direto com a construtora responsável pela reforma do prédio da Assembleia para garantir a conclusão das obras e proporcionar um espaço adequado para os trabalhos legislativos.
“As comissões já estão formadas, e o nosso objetivo agora é fazer a casa funcionar em sua totalidade. Estamos acompanhando o andamento das obras para estabelecer um prazo definitivo de entrega à população”, concluiu Severo.