Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025

ARTIGO: RICA E FELIZ

Publicado em 02/01/2014
Por Marta Soares
47a00882806c9d9c1105d6e6feca.jpg
47a00882806c9d9c1105d6e6feca.jpg
/

 

Sempre gostei, desde criança, de observar. Comportamento que sempre me acompanhou até os dias atuais. Ultimamente tenho prestado atenção nos RICOS... Quem são mesmo os ricos? Cresci ouvindo meu pai dizer que precisávamos estudar muito, se quiséssemos ser “alguma coisa na vida”... E lembro que se alguém insinuava que ele era rico, respondia firme e calmamente: RICOS SÃO OS DONOS DE CARTÓRIO, OS FUNCIONÁRIOS DA “MESA DE RENDA” E OS ALTOS COMERCIANTES.  E ACRESCENTAVA... MAS, EU SOU RICO SIM, DA GRAÇA DE DEUS”.

Mais tarde comprovei que meu pai era rico mesmo... De sonhos, de lutas, de decência e de exemplos de grandeza que deixou para todos os filhos. Era um homem rico de INTEGRIDADE. Dele herdei alguns valores e admirava sua força, sua sabedoria e sua simplicidade, certamente as maiores fontes de sua riqueza.

Nesses dias uma pessoa insinuou na minha direção: Graça ri, porque é rica... Pensei, intimamente em acrescentar: ...”e feliz”. Sim, rica e feliz!                                                  Não construí patrimônio material, é certo. Sempre paguei minhas contas... Algumas, com dificuldade. Mas, estou quase terminando de equacionar tudo e nada a reclamar. Tenho a natureza ao meu alcance e dela usufruo como poucos, porque me oferece tudo que preciso, para não desistir NUNCA: Dos meus sonhos, dos meus projetos, da minha vida! Tenho o sol, a lua, os pássaros, as estrelas, o por do sol, que amo de paixão e que gosto de me deleitar diante dele, principalmente, quando vez por outra fico triste! E mais, tenho sorrisos... inúmeros. Os meus, apesar dos percalços, e os sorrisos dos que andam comigo, de perto e de longe, porque aprenderam sobre a força e o poder do sorriso... e dos efeitos terapêuticos que eles produzem!

Tenho planos, metas, crenças que não me limitam, nem cerceiam minha liberdade de ação.

Claro que tenho alguns sonhos que se desfizeram, mas, por saber da importância deles, faço-os e refaço-os a cada dia. Aprendi que não sonha, não vive. Tenho DEUS no coração e sei que Ele guia, ilumina e aponta caminhos, diuturnamente. Tenho uma profissão com a qual me identifico e que se confunde com minha respiração tamanha é sua importância em minha vida.

Tenho um trabalho que além do prazer do exercício, me coloca em contato diário com seres que me dão oportunidade de cotidianamente significar e resignificar minha própria existência através da vida deles (meus queridos, amados e inesquecíveis clientes). Todos, sem exceção, de valor inestimável.

Tenha uma filha que é também razão de minha existência, uma família que me conhece e me ama, amigos, sem os quais, não sei o que seria de mim... Tenho minha vida, que de graça, DEUS, de presente, me deu.                                                                         Preciso de mais alguma coisa, para ser rica e feliz?

Graça Moura é psicóloga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco.
CRP 11/03068


 

Comentários