Quinta-Feira, 10 de Abril de 2025

Câmara Municipal realiza 2ª Sessão Ordinária debatendo melhorias para Picos

Publicado em 21/02/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-5430724721533af62175.jpg
FA-IMG-5430724721533af62175.jpg
Câmara Municipal de Picos/Fotos: Bismark Sousa

A Câmara Municipal de Picos realizou na tarde desta quinta-feira, 20 de fevereiro, a 2ª Sessão Ordinária do 1º ano da 20ª Legislatura. O encontro ocorreu no Plenário Ver. Pedro Barbosa da Silva, localizado na Rua São Sebastião, centro de Picos. A sessão teve uma pauta extensa, incluindo projetos de lei, decretos legislativos e requerimentos apresentados pelos parlamentares.

Entre as matérias encaminhadas à Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final para parecer técnico, esteve o Projeto de Decreto Legislativo do vereador Wellington Dantas, que concede o título de cidadã picoense à primeira-dama do município, Anyara Ayres. Também foi analisado o Projeto de Lei do vereador Chaguinha, que propõe a renomeação da popular Avenida Diametral para Avenida Francisco Pacífico da Silva, no bairro Aerolândia.

Vereador Wellington Dantas

Vereador Chaguinha

Dentre os projetos votados em primeira discussão, destacam-se: Os diversos projetos de lei do vereador Chaguinha, que oficializam nomes de ruas nos bairros Condurú, Bomba, Paraibinha e Ipueiras; Projeto da vereadora Dalva Mocó, que propõe a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito no ensino fundamental da rede municipal e demais projetos, que foram aceitos.

Vereadora Dalva Mocó

Foi aprovado também o Projeto de Decreto Legislativo do vereador Wellington Dantas, que concede a Medalha do Mérito Legislativo Ver. Gilson Nunes ao General do Exército Maurilio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste, e ao General de Brigada Alessandro da Silva, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia.

Os vereadores também apresentaram diversos requerimentos, solicitando melhorias em infraestrutura, iluminação pública e mobilidade urbana. Entre os pedidos aprovados, estiveram: Iluminação pública no Morro da AABB (Ver. Rinaldinho); isenção do IPTU para moradores afetados pelas chuvas de janeiro (Ver. Wellington Dantas).

Redutores de velocidade na PI-376, entre Picos e Chapada do Mocambo (Ver. Zé Luís); Construção de uma praça e um novo reservatório de água no Morro da AABB (Ver. Chaguinha); Conclusão da quadra de esportes do Povoado Torrões (Ver. Renato Ibiapino).

Vereador Zé Luís

Vereador Renato Ibiapino

Interdição e sinalização de trechos das avenidas Senador Helvídio Nunes e Senador Severo Eulálio nos horários de pico (Ver. Noêmia Marques); Limpeza e capina no bairro Emaús (Ver. Eriberto Barros); Reforma do calçamento da PI-379 e complemento de calçamento (Ver. Antonio Moura).

Vereador Antonio Moura

Instalação de uma creche municipal no bairro Junco (Ver. Dalva Mocó); Criação de uma unidade do BEPI para segurança no bairro Aerolândia (Ver. Afonsinho); Reconstrução do muro de arrimo na Rua Alto do Morro, no bairro São Vicente (Ver. Valdivia Santos). Todos os vereadores presentes na sessão tiveram seus requerimentos aprovados.

Vereadora Valdivia Santos

Outro tema bastante debatido entre os vereadores e a população foi a remarcação de algumas unidades escolares no município. A proposta que promete incentivar a educação integral vem causando estranheza para alguns moradores da zona rural de Picos, porém, a ideia foi defendida por parlamentares da base governista e da oposição, que pedem um voto de confiança para a população.

“A mudança se faz necessária para incentivar a educação em Picos, embora nesse momento inicial possa haver algum desconforto, o resultado final será uma melhoria da educação das crianças do nosso município, então peço um voto de confiança na gestão do prefeito Pablo Santos que vai junto com a Câmara Municipal melhorar a educação em Picos”, disse o vereador João Rufino.

Vereador João Rufino

“Tem que acontecer uma mudança na educação do município para que possamos melhorar os índices de qualidade educacional, essa mudança tem que acontecer sem que os moradores sejam atingidos resultando em benefício para todos”, relatou a vereadora Noêmia Marques.

Vereadora Noêmia Marques

Outros parlamentares também comentaram sobre o assunto durante a sessão.

Comentários