A Secretaria Municipal de Educação de Bocaina realizou o I Encontro Pedagógico de 2025, reunindo professores e gestores municipais para uma manhã de aprendizado e reflexão. O evento teve como tema "Saberes, identidades e possibilidades para uma educação humanizada e integral" e promoveu discussões fundamentais sobre a qualidade da educação no município.
Veja AQUI todas as imagens!
O evento foi realizado na Escola Municipal Urbano Leal, que recebeu os professores e gestores das escolas municipais de Bocaina. O “Encontro Pedagógico Chá e Saber”, iniciou-se com a formalização das assinaturas de presença dos participantes, seguido por um café da manhã especial para todos.
Presença dos gestores e professores
Café da manhã especial
Um dos destaques do encontro foi a palestra da Drª Flávia Marcelly, Doutora em Psicologia Social e Professora do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, que abordou o tema "Os usos e abusos do celular e as implicações da nomofobia no desenvolvimento escolar".
A nomofobia, que se refere ao medo excessivo de ficar sem o celular, tem impactado o aprendizado dos estudantes, tornando essencial a discussão sobre como equilibrar o uso da tecnologia no ambiente escolar.
Drª Flávia Marcelly
A manhã pedagógica também contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o ex-prefeito e líder político Francisco de Macêdo Neto (Macedão), o vereador professor José Francisco, além de membros da diretoria escolar e secretários da atual gestão do Prefeito Guilherme Macêdo.
Mesa de honra
Em 2024, algumas escolas da rede municipal de Bocaina passaram a ofertar ensino de forma integral. Para abordar essas transformações, a Supervisora de Ensino, Drª Simoní Portela, compartilhou para todos os presentes, as informações sobre os novos rumos da educação municipal. A Supervisora Municipal de ensino também trouxe informações sobre a importância dos indicadores como a prova do SAEB para o IDEB de Bocaina e a educação do município.
Em depoimento a nossa equipe de reportagem, Simoní Portela comentou sobre a importância do Encontro Pedagógico neste início de ano letivo.
“O encontro pedagógico, na verdade, é um momento de retorno, e como todo esse retorno, das atividades escolares, eu acredito que os professores vêm com uma bagagem, é o momento da gente, inclusive, compartilhar toda essa bagagem que os professores estão trazendo nesse momento de que eles ficaram aí de férias e aqui a gente consegue fazer essa escuta dos professores no Encontro Pedagógico, para gente ver quais são as demandas do ano letivo”, relatou a supervisora de ensino Simoní Portela.
Drª Simoní Portela
O ex-prefeito e líder político Francisco de Macêdo Neto (Macedão), representou seu filho, o prefeito Guilherme Macêdo e destacou os bons profissionais de ensino do município de Bocaina.
“Eu quero parabenizar a equipe da educação da cidade de Bocaina, com uma educação no mais alto nível de qualificação. Porque o povo da nossa terra merece. Os alunos de bocaina, os filhos de Bocaina, têm demonstrado ao longo dos anos a sua inteligência, a sua dedicação e o seu despontar no cenário nacional, não somente no município de Bocaina, mas do estado e no Brasil. Isso não pode ser abandonado, não pode ser minimizado e, sim, maximizado. E para que esses alunos possam continuar aprendendo bem e despontando bem, nada melhor do que uma boa equipe de educação, para que possa direcioná-los no melhor caminho”, disse o ex-prefeito Macedão.
Francisco de Macêdo Neto (Macedão)