Quinta-Feira, 10 de Abril de 2025

Saúde de Francisco Santos promove ações de cuidado a saúde mental na campanha do Janeiro Branco

Publicado em 05/02/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-a3d5ce0abdb5669fbe84.jpg
FA-IMG-a3d5ce0abdb5669fbe84.jpg
Participantes na UBS José Idelfonso de Barros/Fotos: Ascom

A Prefeitura de Francisco Santos por meio da secretaria Municipal de Saúde, promoveu diversas ações voltadas aos cuidados relacionados a saúde mental da população. As ações fizeram parte da campanha nacional do Janeiro Branco e foram encerradas nesta terça-feira, 04 de fevereiro, no Posto de Saúde José Idelfonso de Barros.

Veja AQUI todas as imagens!

As atividades desenvolvidas pretendiam alertar sobre a saúde mental e emocional que sensibiliza a população para a importância do bem-estar psicológico. 

O evento iniciou com a abertura da palestra com a psicóloga Lays Cavalcante, sobre o tema, “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, reforçando a importância do autocuidado e do bem-estar.

“Saúde mental não é não ter problema, não é ter dificuldade, é aprender a lidar com as situações. E a gente, durante a palestra, sugerimos alguns hábitos que podemos desenvolver para estar fortalecendo a nossa saúde mental, hábitos como atividade física, boa alimentação, uma qualidade de sono, momentos de lazer, momentos de família, evitar esse acúmulo de problemas, de emoções dentro da gente, trabalhar mesmo na prevenção”, relatou a psicóloga.

Psicóloga Lays Cavalcante

Os participantes do Janeiro Branco viveram momentos de alegria e descontração com a professora de dança, Jussineide Rodrigues. Na oportunidade também foram repassadas informações pertinentes ao tema da campanha com o médico Arnaldo Jr. e com a enfermeira Carla Santos.

Durante o mês de janeiro, as ações ocorreram em diversos locais, como a Academia de Saúde do Centro (23/01), UBS Boa Viagem KM 87 (27/01), UBS Localidade Caldeirão (28/01), Academia de Saúde 87 (30/01), UBS Idelfonso e UBS Jurema (31/01), e UBS Alto do Cecílio (04/02). Profissionais da saúde, incluindo educadores físicos, enfermeiros e médicos, conduziram palestras e dinâmicas voltadas ao bem-estar emocional e à importância do autocuidado.

Um dos destaques da programação foi a palestra ministrada pelo psicanalista Carlos César Santos Silva, que abordou a necessidade de respeitar os limites do corpo e da mente para garantir uma vida mais equilibrada. Ele destacou práticas essenciais para reduzir a ansiedade e a depressão, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), o acompanhamento médico adequado e a valorização do suporte emocional. Além disso, o especialista alertou sobre os riscos da síndrome de Burnout e sugeriu hábitos saudáveis para preveni-la, como atividade física, alimentação equilibrada e a importância de momentos offline. A palestra atraiu um grande público, reforçando o interesse da comunidade em discutir e cuidar da saúde mental.

A ação reforça a importância de cuidados voltados a saúde mental. A iniciativa da Prefeitura de Francisco Santos visou alertar a população que precisa buscar os atendimentos gratuitos disponibilizados no decorrer do ano.  

Comentários