Devido aos impactos causados pelas chuvas, uma equipe da Defesa Civil Nacional esteve presente nesta semana no município de São Luís do Piauí para uma reunião onde foram estabelecidas orientações essenciais para a gestão de riscos e a adoção de medidas preventivas.
Os agentes estão realizando levantamentos detalhados sobre as necessidades do município, com o objetivo de viabilizar a liberação de recursos federais e do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), destinados à reestruturação das áreas afetadas pelas chuvas.
A Defesa Civil Nacional está prestando apoio em relação a assistência social da população do município, com medidas para garantir o bem-estar e a dignidade humana aos que sofreram algum tipo de dano em decorrência das fortes chuvas.
Após a apuração dos dados realizadas pelos agentes da Defesa Civil Nacional, serão registrados no sistema as medidas a serem tomadas pelo Governo Federal em resolução dos problemas acometidos pelas chuvas em São Luís do Piauí.
O prefeito Renato Pio se reuniu com representantes da Defesa Civil Nacional na manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro, em seu Gabinete. Em depoimento a nossa reportagem o prefeito afirmou que 80% do município sofreu algum tipo de dano em decorrência dos temporais.
Renato Pio, prefeito de São Luís do Piauí
“A chuva estragou 80% do município, e estamos correndo atrás das soluções, a Defesa Civil já chegou aqui fazendo o levantamento de perdas e estamos correndo atrás de solucionar todos os problemas. Temos as parcerias com o Governo do Estado que vem se mostrando preocupado com São Luís, e também com nossos representantes políticos. Estamos empenhados para resolver está situação em nosso município”, relatou o prefeito em entrevista ao Portal Folha Atual.
Durante encontro no Gabinete do prefeito, estiveram também presentes a primeira-dama, Salete Silva; o engenheiro Paulo Lopes; e secretários municipais.