Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025

Piauí em alerta: Três avisos de chuvas intensas emitidos pelo Inmet

Publicado em 11/01/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-e6c45df06f743ec6ff0a.jpg
FA-IMG-e6c45df06f743ec6ff0a.jpg
Imagens do perigo de chuvas fortes/Foto: Reprodução

O estado do Piauí encontra-se sob três alertas de chuvas intensas, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira, 10 de janeiro. A previsão é de que o fenômeno persista em grande parte do estado até a manhã de domingo (12). Os primeiros avisos foram divulgados na quinta-feira (9) e prorrogados nesta sexta, podendo ser estendidos ainda mais dependendo das condições climáticas.

As regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste estão sob alerta laranja, classificação de perigo. A previsão aponta para chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.

Este aviso também inclui os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Corrente, Cristalândia do Piauí, Gilbués, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e São Gonçalo do Gurguéia. Dentre as grandes cidades, Teresina, Picos, Floriano, Altos e União estão entre as cidades afetadas, veja o mapa abaixo:

Uma pequena porção do Centro-Norte, Norte e Sudeste piauienses encontra-se sob aviso amarelo, que indica perigo potencial. Para estas áreas, a previsão meteorológica aponta chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos que podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h.

Parnaíba, Piripiri, Barras, Campo Maior e Esperantina estão entre as cidades afetadas, veja o mapa abaixo:

Diante da possibilidade de rajadas de vento e fortes chuvas, o Inmet alerta para os riscos associados. A população é orientada a evitar abrigos debaixo de árvores, bem como a não estacionar veículos próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda, devido às chances de quedas e descargas elétricas.

Em casos de emergências, é fundamental acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

Comentários