A Justiça Eleitoral do Piauí realizou na noite desta sexta-feira, 13 de dezembro, a diplomação dos candidatos eleitos nos municípios de Paquetá do Piauí e Aroeiras do Itaim. A cerimônia ocorreu no Auditório do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, sendo presidida pelo juiz eleitoral da 10ª Zona Eleitoral, Adelmar de Sousa Martins.
Imagens AQUI Paquetá do Piauí!
Imagens AQUI Aroeiras do Itaim!
Estiveram presentes à solenidade o desembargador Agrimar Rodrigues; a chefe do cartório da 10ª Zona Eleitoral, Catarina Eletice; o chefe titular da 10ª Zona, Luís Borges; e o advogado Elianderson Moura, além de familiares, amigos e correligionários dos diplomados.
Mesa de honra
A diplomção marca o reconhecimento oficial da Justiça Eleitoral de que os candidatos foram eleitos pelo povo e estão aptos a assumir seus mandatos a partir de 1º de janeiro de 2025. O período de gestão se estenderá até 2028.
No município de Paquetá do Piauí, o médico Dr. Clayton Barros (PP) e Paulo Roberto, conhecido como Bebeto (PSD), foram diplomados como prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Eleitos com 2.204 votos, a chapa situacionista obteve uma maioria de 605 votos no pleito realizado em 6 de outubro, consolidando a liderança no município.
Em Aroeiras do Itaim, o empresário Marciano Macedo (PSD) e Zênio Neves (PSD) também receberam os diplomas para prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A dupla venceu a eleição com 2.211 votos, correspondendo a 54,15% dos votos válidos.
Durante a solenidade, os eleitos fizeram discursos de agradecimento e reafirmaram compromissos com a população.
“Estou muito feliz em mais uma vez receber o diploma de prefeito de minha querida Paquetá do Piauí. Quero agradecer ao povo que nos deu a oportunidade para a gente continuar essa gestão e trabalhar cada vez mais pelo no município”, declarou Dr. Clayton Barros em entrevista ao Folha Atual.
Prefeito Dr. Clayton Barros
O vice-prefeito de Paquetá do Piauí, Bebeto, também reforçou seu compromisso com a população local. “Sentimento de gratidão. Gratidão ao povo do Paquetá, gratidão ao Thales Coelho, que foi quem me projetou nesse meio político. É a realização de um sonho, como eu já vinha dizendo nos palanques, eu tinha esse sonho de poder cuidar do povo, cuidar de uma cidade, e graças a Deus eu fui coroado", frisou Bebeto.
Vice-prefeito eleito de Paquetá do Piauí, Bebeto
Também em entrevista, Marciano Macedo, prefeito diplomado de Aroeiras do Itaim, afirmou. “Desejo de construir uma nova história de progresso e desenvolvimento para Aroeiras do Itaim. Contando com o apoio do povo vamos levar Aroeiras para o progresso”, afirmou o gestor.
Prefeito diplomado Marciano Macedo
Os vereadores eleitos de ambos os municípios também foram diplomados. Em Paquetá do Piauí, a Câmara Municipal contará com nove cadeiras, das quais sete serão ocupadas por representantes da situação: Gdson Gonçalves (PP), Rayane Monteiro (PSD), Bruno Moura (PP), Carlinhos de Lima Santos (PSD), Zezinho da Pipa (PP), Zé Nilson (PSD) e Cícero de Justino (PP). Os outros dois eleitos foram Daniel Moura (PT) e Mariana Portela (PT), ambos da oposição.
Diplomados de Paquetá do Piauí
Em Aroeiras do Itaim, os nove vereadores diplomados são: Zenim, Louro Pio, Zoneide Macedo, Chagas, Mamô, Manim de Silvia, Lucielton, Zé Galego e Chico de Mundico.
Diplomados de Aroeiras do Itaim
O juiz eleitoral Adelmar de Sousa Martins destacou a importância do evento para a democracia local. “A diplomação é um marco que representa a vontade popular e a confiança depositada nos eleitos. Desejo sucesso a todos e que possam trabalhar muito pelo povo de seus municípios, afirmou o magistrado.
Juiz eleitoral Adelmar de Sousa Martins
Os diplomados estiveram acompanhados de familiares e amigos, que celebraram a conquista. Agora, os eleitos se preparam para a cerimônia de posse oficial, que ocorrerá em 1º de janeiro de 2025, iniciando um novo ciclo na história política de Paquetá do Piauí e Aroeiras do Itaim.