Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Júlio Arcoverde avança na aprovação do Orçamento de 2025 na CMO

Publicado em 12/12/2024
Por Redação
FA-IMG-379c98f3f494d890d891.jpg
FA-IMG-379c98f3f494d890d891.jpg
Deputado Júlio Arcoverde/

O presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado federal Júlio Arcoverde (Progressista/PI), alcançou um importante avanço no processo de aprovação do Orçamento de 2025.

Durante as intensas sessões realizadas nos últimos dias, a CMO aprovou os 16 Relatórios Setoriais, uma etapa crucial para o fechamento da proposta orçamentária.

Arcoverde tem se empenhado para acelerar a tramitação do Orçamento de 2025, mantendo um diálogo constante com os parlamentares para garantir que a votação aconteça antes do recesso, com o compromisso de construir uma proposta que atenda ao país de forma equilibrada e responsável.

Em sua fala, o deputado reforçou: “Seguimos com o compromisso de votar todo o Orçamento até o dia 19 de dezembro, no dia próximo dia 17 já vamos votar a LDO.”

Com a aprovação dos relatórios, o Congresso Nacional está mais próximo de finalizar o Orçamento de 2025, um passo fundamental para garantir o planejamento financeiro do próximo ano. A CMO segue trabalhando para viabilizar a votação das propostas dentro do prazo estabelecido.

Relembre o Processo Orçamentário

A Comissão Mista de Orçamento analisa e aprova os Relatórios Setoriais, que examina detalhadamente áreas específicas do orçamento, como saúde, educação e infraestrutura, incorporando emendas parlamentares. Em seguida a aprovação do Relatório Geral, o orçamento, na forma da Lei Orçamentária Anual (LOA), é encaminhado ao Congresso Nacional para votação em sessão conjunta de deputados e senadores.

O processo é complementado pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração e execução da LOA, definindo metas e prioridades. Após a aprovação no Congresso, a LOA é enviada para sanção presidencial.

Comentários