Nos dias 28 e 29 de novembro, o município de São José do Piauí tem se tornou palco de uma vibrante manifestação cultural com a realização do "Festival Cultural", promovido pela Prefeitura Municipal. A iniciativa, alinhada à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, busca fortalecer as expressões artísticas e preservar as tradições que fazem parte da identidade local.
Veja AQUI imagens dia 28!
Veja AQUI imagens dia 29!
Na quinta-feira, 28, logo na abertura, o público foi presenteado com apresentações que evidenciam a riqueza cultural da região.
O primeiro dia trouxe poesia, dança, teatro, capoeira e quadrilhas juninas, refletindo a diversidade cultural do município. Entre os destaques, o grupo teatral “Theatrum Missionário Católico” encantou os presentes ao encenar uma peça que revisita a história da antiga fazenda Monte Alegre, ressaltando lutas, costumes e expressões artísticas como o reisado e a dança de roda.
A noite também contou com a participação do poeta e escritor Antônio Marto, que emocionou o público com suas poesias e fez uma significativa doação de livros. Para encerrar o dia, a quadrilha junina “Arraiá da Alegria” trouxe ao palco toda a energia das festas juninas, uma tradição profundamente enraizada no Nordeste.
O evento reuniu um público expressivo, incluindo autoridades como o prefeito Admaelton Bezerra, a primeira-dama Rosemary Leal, e outras lideranças locais.
Para o prefeito, Admaelton Bezerra o festival é uma oportunidade de resgatar memórias e fortalecer o senso de pertencimento. “Esse é um momento importante, especialmente para as novas gerações, que passam a conhecer e valorizar nossas tradições. É um legado que precisamos preservar juntos.”
O segundo dia, 29, contou com apresentações musicais de artistas locais como Genilson da Silva Sousa, Mailza da Silva Sousa e Quechely Maria Celestino, entre outros talentos. Com entrada gratuita, o Festival foi um convite para toda a comunidade celebrar a cultura local.
Apresentações musicais marcaram segundo dia
Momentos do segundo dia