Quinta-Feira, 10 de Abril de 2025

São José do Piauí realiza II Colóquio de Literatura Infantil com foco na diversidade étnico-racial

Publicado em 23/11/2024
Por Redação
FA-IMG-399b3dc3334544be09fc.jpg
FA-IMG-399b3dc3334544be09fc.jpg
Diversas apresentações foram realizadas/

Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o Ginásio Poliesportivo João Inácio Bezerra, em São José do Piauí, foi palco do II Colóquio de Literatura Infantil do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa). O evento reuniu professores, gestores, alunos, e ainda, pais e/ou responsáveis dos alunos da Educação Inafntil e do Ciclo de Alfabetização para debaterem a importância da inclusão da educação étnico-racial no cotidiano escolar.

Veja AQUI todas imagens!

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o evento abordou o tema “A Literatura Infantil na Perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais: Diálogos Necessários”.

A mesa de honra contou com a presença do vice-prefeito Joseídney Bezerra; da secretária de Educação, Cileide Borges; de Assistência Social, Soledade Bezerra; do Meio Ambiente, Joyce Bezerra e da Agricultura, Antônio Luís; da formadora municipal da Educação Infantil, Alessandra Pacheco; do presidente do Conselho Municipal de Educação, Jusciel Silva; do psicólogo Igor Eduardo e de conselheiros tutelares.

Autoridades e colaboradores da educação

Após a abertura oficial e os discursos das autoridades, o psicólogo Igor Eduardo apresentou uma palestra reflexiva sobre o tema central do evento.

Palestrante Igor Eduardo

A programação incluiu ainda a exposição de trabalhos realizados pelos alunos, que destacaram a representatividade positiva de personagens negras em livros e outras produções culturais, como a dança, teatro, artesanato, desfile, recitação de poemas e contação de histórias. Essas atividades reforçaram a valorização da diversidade étnico-cultural brasileira.

O II Colóquio de Literatura Infantil reafirmou o compromisso de São José do Piauí com a promoção da igualdade e do respeito no ambiente escolar, fortalecendo ações voltadas para um futuro mais inclusivo e justo.

Secretária Cileide agradeceu empenho dos alunos e professores

Comentários