Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Câmara de Vereadores de Picos concede Título de Cidadão Picoense ao senhor Francisco Loiola

Publicado em 16/11/2024
Por Redação
FA-IMG-eb2334345968bc199331.jpg
FA-IMG-eb2334345968bc199331.jpg
Vereadores com o homenageado/Fotos: Folha Atual

Por meio de uma proposição de autoria do vereador presidente da Câmara de Vereadores de Picos, Dr. Eriberto Barros, foi entregue na noite desta quinta-feira, 14 de novembro, o Título de Cidadão Picoense ao senhor Francisco Loiola da Costa.

Veja AQUI mais imagens!

Bastante conhecido na cidade de Picos, pois por muitos anos trabalhou no DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem), atualmente DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), seu Loiola prestou relevantes serviços aos picoenses.

Durante a Sessão Solene, autoridades municipais e familiares fizeram uso da palavra enaltecendo o homenageado, dentre as quais, vereadores picoenses e o ex-prefeito de Picos, José Neri de Sousa.

Autoridades falaram sobre o homenageado

“Considero uma justa homenagem, pois é um cidadão que veio morar em Picos, formou uma grandiosa família de pessoas integras e trabalhadoras, e prestou muitos serviços quando atuava no antigo DNER”, destacou o vereador Eriberto Barros.

Vereador Eriberto Barros, presidente da Câmara

 

Perfil do homenageado

FRANCISCO LOIOLA DA COSTA nasceu no dia 11 de Setembro de 1927, no povoado Coroatá, pertencente a cidade de Elesbão Veloso - PI. Conhecido por Loiola, é o mais novo filho do casal Sr. Noé Francisco da Costa (agricultor) e Ana Mendes Loiola (rendeira).

Seu Loiola teve uma infância marcada de muito trabalho, luta e conquistas… Ainda jovem ajudou na construção da atual igreja matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus, lá em Elesbão Veloso, onde relata que juntamente com vários fiéis entregaram a Igreja pronta para a comunidade católica da época. Ainda jovem trabalhou como pedreiro e agricultor.

Em 1950, com 23 anos, contraiu núpcias com Maria Djanira Santos, que passou a assinar Maria Djanira Santos Loiola e dessa união nasceram 10 filhos: Francisco Loiola da Costa Filho (In Memoriam), Noé Santos Loiola, Maria Joana Darck Santos Loiola, José Loiola Santos, João Bosco Santos Loiola, Manoel Tarcíto Santos Loiola (In Memoriam), David Kennedy Santos Loiola, Ana Antônia Santos Loiola, Djanira Suzana Santos de Loiola e Erivan Santos Loiola (In Memoriam).

Com a família grande e a dificuldade da época, através do Sr. Benoni Portela Leal, que era Deputado Estadual, grande político da época, deu a oportunidade de trabalhar no DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem) atualmente DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Assim, em 1962 teve que sair de tua terra a procura de melhoria na vizinha cidade de Valença, onde residiu por 10 anos. Mas, com a família numerosa, sentou a necessidade de mudar de cidade, pois Valença na época ainda pequena, e viu que ali não era o lugar para fazer pouso com sua família.

No ano de  1972, veio transferido para Picos , já com 10 filhos, vindo  se instalar na Grande cidade de Picos,  onde as saudosas senhoras Dona Anizia Batista, Odete Moura e Inês Carvalho, foram as que convenceram a sua amada esposa  Djanira, que era costureira fina, chamada modista da alta costura,  a vim morar aqui, como também o saudoso casal  Sr. José Avelino Bezerra (Pernambucano ) e Sra. Celé Costa, pois foi numa casa deles alugada, onde primeiro morou em Picos,  na Rua Marcos Parente, Bairro Malva, e aí ficou conhecido por muitos. No ano de 1980, ganhou a primeira casa do Conjunto Petrônio Portela, casa bem localizada, bem na entrada, sendo o primeiro morador da Cohab, tendo recebido a chave das mãos do então Ministro Mário Andreazza. Lá na Cohab teve um bar espécie de bodega, conhecido como "O Loiola " e foi o point para a juventude da época.

Trabalhou muito, constituiu família, educou os filhos netos e bisnetos e fez um legado ao lado da sua esposa Djanira Loiola (In Memoriam), sempre pautado na honestidade, integridade, amizade e trabalho. Hoje, com 97 anos, está sendo bem cuidado pelos filhos e netos.

Atualmente sua prole conta com tem 12 netos, 23 bisnetos e 2 tataranetos e vários agregados ao CLÃ Santos Loiola. A família só tem gratidão por tão  virtuoso pai, marido exemplar, cidadão  exemplo para todos nós picoenses. De parabéns Picos por legitimar um filho, que já era seu de coração e agora de fato é de direito. GRATIDÃO!

Comentários