Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025

XIV Expocaboclos abre espaço para a Apicultura de Caldeirão Grande do Piauí

Publicado em 15/11/2024
Por Bismark Sousa
FA-IMG-c78bd01d94e0f6b4f588.jpg
FA-IMG-c78bd01d94e0f6b4f588.jpg
Apicultores de Caldeirão Grande do Piauí na Expocaboclos/Fotos: Bismark Sousa

A XIV Expocaboclos é um evento de exposição de Caprinos e Ovinos realizado pela Prefeitura de Caldeirão Grande em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do município (ACOCAP). O evento disponibiliza diversas barracas ao redor da Praça de Eventos, dentre elas, se destaca as barracas com produtos à base do mel oriundos do trabalho de apicultores do município.

Os produtos comercializados na feira são de origens diversas, onde muitos artesãos estão ao redor da Praça de Eventos comercializando sua arte. Porém, o município de Caldeirão Grande também oferta produtos à base do Mel retirado dos apicultores da AMEL (Associação dos Apicultores do Município de Caldeirão Grande do Piauí).

 

Artesanato comercializado no evento

Os produtos da AMEL comercializados na feira também são vendidos para a Casa Apis de Picos, e de maneira informal para clientes que vão nos próprios produtores adquirir os produtos.

Segundo o presidente da AMEL, Miguel Eugênio, a associação já conta com cerca de 40 associados, que produzem mel a partir da apicultura familiar. Ainda segundo o presidente, na feira, está disponível para compra o Mel, Sabonete Artesanal que é uma novidade e Hidratantes, todos produzidos por apicultores da AMEL.

Hidratante 

Em depoimento a nossa equipe de reportagem, Miguel Eugênio, prevê futuro promissor da associação. Ele destacou o apoio com a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí e busca novos investimentos para a apicultura. “Essa é a terceira vez que estamos comercializando nossos produtos na Expocaboclos, a intenção é que no futuro a gente esteja com mais produtos e mais alicerçado. Estávamos buscando uma parceria com a Prefeitura e sempre que precisamos de alguma coisa achamos neles esse apoio e queremos mais ainda, pois, precisamos de uma casa de mel equipada e posteriormente adquirir um selo de expressão municipal para agregar valor em nossos produtos”, relatou Miguel.

Miguel Eugênio na barraca da AMEL

A associação esteve um tempo desativada, porém, os apicultores da região se reuniram e reinauguraram a AMEL, completando três anos de busca por melhorias. Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcos Aurélio, a secretária assim como a Prefeitura estão à disposição da associação. 

Marcos Aurélio, secretário de agricultura

Comentários