Na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, a Unidade Mista de Itainópolis integrou um novo serviço à sua infraestrutura de saúde, ocasião em que aderiu ao programa “Piauí Saúde Digital”. A iniciativa visa ampliar e fortalecer os serviços de atenção primária à saúde, possibilitando um atendimento mais acessível e moderno à população. Uma atualização sobre o controle da nova plataforma foi realizada com os funcionários da Unidade.
A capacitação foi ministrada pelo supervisor regional do Piauí Saúde Digital, Rafael Carvalho, que realizou a instalação do programa e repassou as informações necessárias para os profissionais. Estiveram presentes o Diretor-geral da Unidade, Dr. Francisco Sampaio, e sua esposa, Fátima Sampaio, equipe de enfermagem e colaboradores do setor administrativo da Unidade.
Dr. Francisco Sampaio falou sobre importancia do programa
O Dr. Francisco Sampaio ressaltou a importância do programa e o avanço proporcionado pela tecnologia em promover a saúde no município, destacando o impacto positivo dessa inovação na vida dos cidadãos.
O programa Piauí Saúde Digital tem como objetivo aproximar os serviços de saúde pública da comunidade, oferecendo teleconsultas com clínicos gerais de forma gratuita e contínua, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, disponibiliza a possibilidade de agendamento de teleconsultas em 11 especialidades médicas, conforme a demanda de cada paciente.
As especialidades oferecidas pelo programa, agora acessíveis também na Unidade Mista de Itainópolis, incluem: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Neurologia, Nutrição, Psicologia, Psiquiatria, Ortopedia e Urologia.
Município foi contemplado com um eletrocardiógrafo
Rafael Carvalho com profisisonais da Unidade Mista
Outro diferencial do programa é a possibilidade de realização de eletrocardiogramas, recurso que proporciona um rastreamento mais preciso e uma avaliação clínica aprimorada de pacientes com suspeitas de doenças cardiovasculares. Esta inovação reveste-se de grande relevância para o sistema de saúde, considerando que as doenças cardiovasculares específicas são a principal causa de mortalidade no Brasil, correspondendo a aproximadamente 30% dos óbitos anuais.
Nos casos menos graves, o atendimento médico pode ser realizado a qualquer momento por meio do aplicativo Piauí Saúde Digital, disponível para download gratuito em lojas de aplicativos para todos os smartphones, independentemente da marca ou modelo.