Nesta quarta-feira, 6 de novembro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou oficialmente os municípios certificados com o Selo Unicef para o ciclo 2021-2024. Entre os municípios certificados está Picos, que, pela segunda vez, conquista o selo devido aos avanços em políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência, abrangendo saúde, educação e proteção social.
“É com grande alegria e após muito esforço e dedicação de diversos setores da administração municipal que Picos conquista o seu tão sonhado Selo Unicef! E isso só foi possível graças ao melhoramento de índices da infância e adolescência ligados à saúde, à educação e à assistência social. Parabenizamos todos os nossos servidores e colaboradores que trabalharam incansavelmente para que essa conquista fosse possível!”, declarou o prefeito Gil Paraibano.
Prefeito Gil Paraibano
O Selo Unicef é uma iniciativa que busca estimular e reconhecer municípios que promovem avanços significativos e duradouros na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A certificação exige uma série de critérios, que envolvem desde melhorias no acesso à saúde e educação até a criação de programas de proteção e assistência social para menores em situação de vulnerabilidade.
No Piauí, dos 183 municípios inscritos, 93 foram certificados, entre eles Picos, que se destaca pelo comprometimento na implementação de políticas públicas para a infância e adolescência. A certificação reflete o empenho da gestão do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, que trabalhou para que os índices sociais voltados para crianças e adolescentes fossem priorizados e fortalecidos.