Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2024

Câmara Municipal de Picos realiza mais uma sessão e vereadores debatem problemas de água e energia

Publicado em 18/10/2024
Por Edislene Macedo/ Estagiária da Rsá
FA-IMG-2056aab0c397fb8ad78c.jpg
FA-IMG-2056aab0c397fb8ad78c.jpg
Mais uma Sessão foi realizada/Foto: Folha Atual

Na tarde dessa quinta-feira, 10 de outubro, a Câmara Municipal de Picos realizou a sua 28ª Sessão Ordinária de 2024, no Plenário Pedro Barbosa da Silva. A sessão foi presidida pelo Vereador José Luiz.

Durante a sessão alguns projetos, foram votados, como a inserção dos enfermeiros ESF e ambulatórios de Picos no plano de cargos, carreiras e salários dos servidores no quadro permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Picos.

Na reunião também foram apresentados e votados requerimentos com demandas para o município. Entre eles, o requerimento do Vereador Eriberto Barros que solicita da Presidência da Câmara a realização de uma Audiência Pública para ser discutida junto à Diretoria da AGESPISA e as demais autoridades competentes sobre a frequente falta de água nos bairros de Picos.

Na oportunidade, o vereador comentou sobre o problema. “A falta de água aqui de Picos não é só um problema na zona rural, como a gente vê muitas das reclamações. Aqui na nossa cidade, infelizmente, há muitos relatos de vários bairros que têm essa dificuldade, bairros como Morada do Sol, também o Morro da Macambira, que tem sido uma área bastante demandada pela falta de água. Então, a gente ver esse problema do abastecimento de água de Picos como algo sério, e é interessante que os representantes da Agespisa possa participar, dizer quais são os projetos, investimentos, e resultados para que não falte água em nossa cidade”, disse Vereador Eriberto.

Vereador Eriberto Barros

Eriberto Barros ainda ressaltou que serão feitos ofícios para comunicar oficialmente o diretor da Agespisa de Picos e outras autoridades envolvidas no tema. Ele destacou que, após essa comunicação, será possível agendar uma audiência em comum acordo, garantindo a presença do maior número possível de pessoas envolvidas na questão.

Outro requerimento discutido foi o da vereadora Dalva Mocó, onde a parlamentar solicita da Equatorial Energia que seja feita uma conversão da rede elétrica do Povoado Morrinhos. 

Em entrevista exclusiva para o Portal Folha Atual, a vereadora explicou a presente situação.  “Nos visitamos a comunidade Morrinhos, e muitas solicitações de moradores em relação à conversão de rede de monofásica para trifásica, em algumas ruas do povoado Morrinhos haja vista que, quando foi colocado a rede de energia elétrica o número de residência era bem menor, e esse número foi ampliado, muitas residências novas, e com isso a falta constante de energia quando liga os aparelhos, nesse período principalmente, o consumo é maior de energia, há muita queda de energia”, comentou a vereadora.

Vereadora Dalva Mocó

Na ocasião, o vereador Pedro Pio reforçou seu apoio à vereadora para ser feita a conversão de rede pela Equatorial. “Esse problema da queda de energia está em todos os bairros, em toda zona rural do nosso município. Principalmente na zona rural, onde a maioria é uma energia monofásica com menos potência, e está causando muito transtorno. Eu também já fiz requerimento e quero me somar a vossa excelência”, complementou Pedro Pio.

Comentários