Carmelina Castro falou ao Folha Atual sobre seu 1º ano de gestão à frente da Secretaria de Assistência Social. Segundo ela, os primeiros meses na administração da pasta foram para tomar conhecimento do que havia sido executado e nos meses seguintes, o que foi planejado, foi executado. Segundo a secretária, os resultados alcançados foram muito bons.
O município de Pimenteiras conta com a adesão a diversos programas sociais, como o CRAS – sede e volante: “O CRAS volante atende a zona rural e além disso, temos o Serviço de Fortalecimento e Vínculo, que abrange todas as faixas etárias. Este último programa equivale ao PETI, Pro Jovem e aos demais serviços que atendem a idosos e crianças”, disse.
Semanalmente os idosos de Pimenteiras se reúnem no Centro de Convivência do Idoso, onde passam o dia, almoçam, lancham e dançam. Ao final de cada mês, a reunião é para comemorar os aniversários daqueles que fizeram mais um ano de vida. As gestantes carentes recebem enxoval através do cadastro único do Bolsa Família.
Para 2014, a primeira-dama e secretária afirma que continuará disposta a contribuir para melhores condições de vida dos munícipes. Um projeto que envolve as mulheres da localidade Sítio das Onças, deu ao município a indicação para o prêmio estadual de Boas Práticas do Bolsa Família, onde a cidade foi finalista. No projeto, dois cursos foram oferecidos: um de aproveitamento do umbu, fruta comum na região e outro de aproveitamento do caju.