Sábado, 05 de Outubro de 2024

Dia D da campanha do Setembro Amarelo é realizado em Itainópolis

Publicado em 23/09/2024
Por Redação
FA-IMG-7022ce0a350e02e45d23.jpg
FA-IMG-7022ce0a350e02e45d23.jpg
Caminhada de conscientização foi realizada/Fotos: Folha Atual

A Prefeitura de Itainópolis, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 23 de setembro, o Dia D da campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização a prevenção ao suicídio.

Veja AQUI todas imagens!

O evento teve início com uma concentração na Praça em frente a Unidade Mista de Saúde, e teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, quebrando tabus e estimulando a busca por ajuda.

Em seguida, os profissionais partiram em caminhada pelas principais ruas da cidade, com destino ao Calçadão da Juventude, distribuindo panfletos sobre a campanha do Setembro Amarelo.

Panfletos informativos foram distribuidos

No Calçadão da Juventude profissionais que formam a rede de proteção do município levaram informações sobre a importância da valorização da vida, como também no sentido que a população esteja atenta a sinais de suicídio que possam acontecer na sociedade e até mesmo dentro dos lares.

Profissionais levaram informações sobre o Setembro Amarelo

A coordenadora da Proteção Social Básica, Elizanne Coelho falou sobre as atividades que vem sendo realizadas ao longo do mês. “Nós fizemos primeiro uma reunião de planejamento com toda a equipe e realizamos diversas atividades nas escolas e vamos continuar, pois entendemos que é um público muito importante. Hoje mobilizamos realmente a sociedade para que conheçam a campanha e as ações desenvolvidas”, disse a coordenadora.

Elizanne Coelho

O psicólogo Ramon Rodrigues falou sobre a importância do evento. “A gente está trabalhando a conscientização, como procurar ajuda, como tratar e também a questão da valorização da vida e da importância de ter hábitos saudáveis, então, estamos buscando conscientizar as pessoas e fazendo alertas sobre essas questões”, disse o psicólogo.

Psicólogo Ramon Rodrigues

A coordenadora da Atenção Básica, Ana Miria destacou que o munícipio possui profissionais aptos a atender pessoas que estejam necessitando ser ouvidas. “Nós temos realizado ações durante todo o mês voltadas para essa temática da valorização da vida e hoje realizamos essa atividade na feira para que possamos alcançar o público que não está nos postinhos, nem nas escolas, ou seja, os públicos que são mais flutuantes, nós queremos atingir o público geral sobre esse alerta da valorização da vida, que é o intuito do Setembro Amarelo. Nós enfatizamos a questão dos sinais de alerta e da procura pela ajuda. Nós temos no nosso munícipio profissionais como psicólogos e assistentes sociais, que estão aptos a atender a todos”, declarou.

Coordenadora Ana Miria

O evento contou com a presença da primeira-dama e atual secretária de educação, Maria do Socorro; profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social; a coordenadora de Imunização, Edilce Leão; além dos conselheiros tutelares.

Comentários