Na tarde desta quinta-feira, 19 de setembro, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu o 1° Simulado da ONU, um evento educacional que tem como objetivo aproximar os estudantes dos processos diplomáticos e políticos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Veja AQUI mais imagens!
O simulado ocorreu no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Picos, e contou com a participação de alunos do 6°, 7°, 8° e 9° ano.
Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de representar diferentes países, discutindo temas globais e praticando habilidades essenciais como negociação, diplomacia, argumentação e resolução de conflitos. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, muitos estudantes falaram em outras línguas, simulando debates multilaterais de forma realista.
A atividade estimulou a compreensão de problemas globais e o desenvolvimento de soluções colaborativas, preparando os jovens para futuros desafios em um mundo cada vez mais interconectado.
O professor do IMH, Tainan Lopes falou sobre a importância da atividade. “O Simulado da ONU realizado pelo IMH marca um momento histórico para nossa cidade. Sendo o primeiro desse tipo, ele proporciona uma oportunidade única para os alunos se aprofundarem em temas globais e desenvolverem habilidades como negociação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Além de fomentar o interesse pela diplomacia e pelas relações internacionais, o simulado estimula a consciência cidadã, permitindo que os participantes compreendam melhor os desafios enfrentados pelo mundo. Essa experiência enriquece a formação dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos mais informados e engajados. Sem dúvida, um passo importante para nossa escola e para a comunidade!”, disse o professor.
O aluno Guilherme Saborido falou sobre sua experiência no Simulado. “É uma experiência muito boa, aprender mais sobre o inglês, ter um bom conhecimento e também sobre os países. Tenho recebido muito incentivo dos professores e tenho aprendido muitas palavras ao longo do treinamento”, destacou o aluno.