Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio, e, ao longo dos anos, tem havido uma crescente mobilização através de campanhas em todo o Brasil. Durante esse período, profissionais e órgãos de saúde intensificam suas ações voltadas à promoção da saúde mental.
A campanha, iniciada no Brasil em 2015, tem como objetivo promover o diálogo sobre saúde mental, incentivar a busca por ajuda e destacar a importância de discutir esse tema, que é essencial para o bem-estar da população.
Esse tema é de grande relevância, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas cometem suicídio a cada ano. No Brasil, o número de casos se aproxima de 14 mil anualmente.
Uma das iniciativas mais importantes durante o ‘Setembro Amarelo’ é a promoção das redes de apoio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das principais organizações que atua no apoio emocional e na prevenção ao suicídio. A CVV trabalha 24 horas por dia gratuitamente pelo telefone, 188, chat e e-mail.