Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

Educação promove o I Chá da Inclusão com alunos sussuaparenses do AEE

Publicado em 31/08/2024
Por Bismark Sousa
FA-IMG-77a45fea66dce2c3f61d.jpg
FA-IMG-77a45fea66dce2c3f61d.jpg
Participantes do evento/Foto: Picos40graus

A Secretaria Municipal de Educação de Sussuapara, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promoveu na noite desta sexta-feira, 30 de agosto, no plenário da Câmara Municipal, I Chá da Inclusão, com o objetivo de promover o fortalecimento dos laços com a comunidade escolar e compreender os desafios dos pais atípicos.

A abertura foi feita pela secretária municipal de Educação, Jesuíta Araújo Rocha, que destacou a importância de eventos como esse para aproximar a comunidade do universo da educação inclusiva. “O Chá da Inclusão vai além da conscientização; ele nos proporciona um espaço para refletir sobre o impacto positivo da inclusão no desenvolvimento dos alunos, promovendo uma troca de saberes e experiências que beneficia a todos”, afirmou.

Secretária de Educação, Jesuíta Rocha

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço voltado para garantir que alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação recebam o suporte adequado ao seu processo de aprendizagem. Através de estratégias pedagógicas adaptadas e apoio especializado, o AEE de Sussuapara, que funciona em uma sala do Ginásio Municipal Antônio de Barros, no Centro, tem contribuído significativamente para o sucesso escolar desses estudantes, que, com a devida mediação, participam ativamente das atividades em sala de aula e nas atividades sociais.

Durante o evento, um dos momentos que mais emocionou os presentes foi o depoimento do casal Taylane Martins de Carvalho e José Fábio Ferreira Santos, pais do aluno Abner Benjamin, que possui paralisia cerebral. Eles relataram como a inclusão educacional pode transformar realidades e dar protagonismo a crianças e jovens que muitas vezes são marginalizados no sistema tradicional.

O I Chá da Inclusão também contou com a palestra da pedagoga Janinês Freitas, que é especialista em Psicopedagogia, Neurociência e Neuropedagogia na Educação. Ela abordou o tema central do evento, que é “Compreendendo os Desafios dos Pais Atípicos”. Ela ressaltou a importância do trabalho colaborativo entre professores, gestores e famílias para que a inclusão seja efetiva. Janinês ainda refletiu sobre a importância da rede de apoio para os pais, destacando a necessidade de cuidar também da saúde mental das famílias.

PRESENÇAS

Também representando a Secretaria de Educação, participaram do I Chá da Inclusão, a supervisora de Ensino Elisete Rocha, o assessor da SME, Givaldo Moura, a formadora municipal do Ciclo de Alfabetização do PPAIC Mariana Moura, os coordenadores do Programa Aprender Mais, Jailton Rodrigues, Millena Araújo e Hélio Marcos, o coordenador da Educação Especial, José Erivan de Carvalho, e a suplente de vereadora, Lúcia de Dedé.

Comentários