O calor intenso que atinge a cidade de Picos tem gerado um aumento significativo nas vendas de sorvetes e picolés. Nas últimas semanas, as temperaturas elevadas frequentemente chegam aos 40°C, fazendo com que a população buscasse alternativas refrescantes para amenizar os efeitos do clima.
Segundo os comerciantes, o crescimento nas vendas é perceptível tanto em estabelecimentos fixos quanto entre os vendedores que circulam pelos bairros. A sobremesa gelada além de amenizar o calor é de gosto popular, tornando-a uma das primeiras opções quando se trata de comer algo gelado.
Além dos sabores tradicionais, há uma crescente demanda por opções mais leves, como sorvetes e picolés de frutas naturais, que têm atraído consumidores preocupados com a saúde.
Janaina dos Santos é uma jovem empresária que possui uma sorveteria na Praça Félix Pacheco, no centro de Picos. Em entrevista à nossa reportagem, ela comenta sobre a demanda crescente dos produtos na região.
"Teve um aumento nas vendas recentemente. Tivemos um show do Padre Fábio de Melo que movimentou nosso estabelecimento e, com a onda de calor, estamos vendendo muito mais sorvetes, picolés e milkshakes. É um calor que incomoda muito a gente, mas, para nós, comerciantes desse ramo, se torna até bom, pois vendemos um produto de qualidade que ajuda a enfrentar as altas temperaturas."
"Convido a todos para virem à sorveteria. Preparamos um estoque para atender à demanda da população nessa onda de calor, então convido o pessoal para vir se refrescar e se deliciar nesse calor", disse Janaina.
Janaina dos Santos
O calor, embora difícil de suportar, tem se mostrado um aliado dos comerciantes locais, que esperam manter o ritmo de vendas elevado durante o período mais quente do ano. Com as temperaturas previstas para continuar altas, a tendência é que o consumo de sorvetes e picolés continue a crescer, impulsionando a economia local.