O Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), foi apontado como o governante mais bem avaliado do Brasil, de acordo com o levantamento divulgado pela Atlas Intel BR, divulgado neste final de semana perfil no X, antigo Twitter. O estudo faz parte do Atlas Político, um ranqueamento que avalia a popularidade dos governadores em todo o país.
No primeiro cenário apresentado pela pesquisa, Rafael Fonteles lidera o ranking com 54% de aprovação, empatado com o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB-GO). Em terceiro lugar, aparece Tarcísio de Freitas (REP-SP) com 50%, seguido por Hélder Barbalho (MDB-PA) com 45% e Mauro Mendes (UB-MT) com 43%.
Na outra ponta da tabela, entre as administrações com piores avaliações, está o Governo do Rio de Janeiro, sob comando de Cláudio Castro (PL-RJ), que conta com apenas 10% de aprovação, enquanto 45% dos entrevistados avaliam sua gestão como ruim ou péssima. Entre os cinco piores desempenhos também estão os governadores Marcos Rocha (UB-RO) com 14%, Raquel Lyra (PSDB-PE) com 14%, Eduardo Leite (PSDB-RS) com 16% e Wilson Lima (UB-AM) com 17%.
O levantamento mostrou ainda que, no cenário em que Rafael Fonteles se mantém entre os melhores gestores do país, o Governador do Piauí subiu 10 posições em relação à pesquisa realizada em 2023, conquistando o segundo lugar no ranking geral. Neste contexto, Ronaldo Caiado (UB-GO) ocupa o primeiro lugar com 75% de aprovação, seguido por Rafael Fonteles com 68%. Completam a lista dos cinco melhores avaliados Mauro Mendes (UB-MT) com 64%, Jorginho Melo (PL-SC) com 60% e João Azevedo (PSB-PB) com 59%.
Em uma postagem em seu perfil no X, o Governador Rafael Fonteles celebrou o resultado da pesquisa. "Receber o reconhecimento de governo com o melhor índice de ótimo/bom do Brasil é uma honra que dedicamos a cada piauiense. Agradecemos de coração a confiança e o apoio de todos e todas. O resultado da pesquisa realizada pela AtlasIntel reforça nosso compromisso de continuar trabalhando com humildade e dedicação para construir um Piauí cada vez melhor. Sabemos que ainda há muito a fazer e seguiremos firmes nesse caminho, sempre ao lado do nosso povo. Vamos juntos!", afirmou o governador.
A pesquisa da Atlas foi realizada entre os dias 15 de julho e 4 de agosto de 2024. Embora a metodologia específica não tenha sido divulgada, a Atlas Político se apresenta como uma plataforma de transparência política, com o objetivo de capacitar os cidadãos a responsabilizar seus políticos.