Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

UTI começa a ser instalada no Hospital Regional Justino Luz de Picos

Publicado em 12/12/2013
Por Jailson Dias
3894493945358ad7daec14363171.jpg
3894493945358ad7daec14363171.jpg
Hospital será contemplado com uma UTI/Jailson Dias

Teve início a construção das alas da Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), uma necessidade há muito reivindicada pela população de Picos e região, uma vez que em muitos casos pacientes são encaminhados em estado grave para Teresina. Para o diretor do hospital regional, médico José Ayrton, era necessário que o hospital dispusesse de uma ala para tratar pacientes em estado grave.

Mas quando se trata de uma UTI José Ayrton explica que erguer uma ala para comportar os leitos é apenas um detalhe, carecendo de equipamentos e, sobretudo, médicos “intensivistas”, ou seja, aqueles que fazem plantão acompanhando os pacientes que estão internados em uma UTI, geralmente em estado grave. Em se tratando de uma unidade com plantões diários seriam necessários oito “intensivistas”, além de especialistas em outras áreas.

“A essência de uma UTI são recursos humanos, pessoas treinadas para fazerem isso e já estamos nos preocupando com isso, pedindo ao governador, para, se possível, no próximo concurso, alocar vagas para profissionais com treinamento para atuação em unidade de terapia intensiva”, informou.

A UTI construída no hospital regional contará com 10 leitos para pacientes adultos, mais 10 leitos para crianças e mais 20 leitos de cuidados intermediários. “Então no fundo no fundo estamos avaliando, depois vamos pedir um parecer técnico e ver as necessidades do pessoal que precisaremos”, comentou.

Apenas a parte física do UTI está orçada em mais de R$ 2 milhões. Todos os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade intensiva ainda não tiveram os seus valores considerados, o que deverá elevar em muito o valor dessa obra. O cronograma para a construção dessa unidade é de 300 dias. “Mas estamos em ritmo acelerado, a gestão dessa obra é do Estado, mas estamos aqui observando e acompanhando, foi preciso realocar algumas alas porque o hospital não pode parar”, declarou José Ayrton.

Comentários
Antão Pimentel
10/01/2014 10:11:04
Parabéns Diretor José Ayrton. isso é Frutos de uma Boa Administração!!!