Domingo, 06 de Outubro de 2024

Em nome da viabilidade eleitoral, Zé Filho deve abrir mão da candidatura

Publicado em 11/12/2013
Por Jailson Dias
2b39af6e3e3dce6b629dc9091a85.jpg
2b39af6e3e3dce6b629dc9091a85.jpg
Vice-governador deve anunciar desistência nos próximos dias/O Dia

O vice-governador Zé Filho (PMDB) deve anunciar, nos próximos dias, a desistência de sua candidatura ao Governo do Estado nas eleições de outubro. Apesar de ser o candidato natural do partido, com a possível renúncia do governador Wilson Martins (PSB) para disputar o Senado, Zé Filho foi convencido pelo partido que o nome do deputado federal Marcelo Castro, presidente da sigla no Piauí, é o mais viável.

É a primeira vez, desde que soube da possibilidade de assumir o Governo, que Zé Filho admite desistir da candidatura. Até o fim do ano passado, antes do rompimento entre o PT e o PTB com os demais partidos da base aliada, todos os caciques do partido negavam veementemente que Zé Filho abriria mão da candidatura. “O PMDB não tem plano B: o Zé Filho assumindo o governo ele é o candidato”, declarou, em outubro do ano passado, um dos peemedebistas mais influentes do partido, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho.

Agora, porém, o discurso mudou. O vicepresidente do PMDB no Piauí, ex-ministro João Henrique Sousa, afirma que o vice-governador está à disposição do partido e que, se a sigla acha o nome de Marcelo Castro mais viável, não há por que Zé Filho criar empecilho.

“Neste momento, o PMDB está achando que o nome do Marcelo Castro é o mais adequado. Então, se assim o partido desejar, tudo bem. Mas ainda não está descartada a candidatura de Zé Filho”, comenta João Henrique. Caso Wilson Martins realmente deixe o Governo em abril, Zé Filho deve se licenciar da presidência da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) para assumir o Executivo até dezembro. Em janeiro, deve voltar de novo à presidência da entidade.

Themístocles Filho (PMDB) confirma que as negociações do PMDB para compor a chapa que disputará as eleições de outubro estão bem adiantadas. “Nos próximos quatro dias, o vice-governador deverá anunciar sua decisão à imprensa”, diz o parlamentar, sem adiantar qual será. “É melhor que ele mesmo diga. Eu não posso adiantar muita coisa”, finaliza.

O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), é o nome mais cotado para ser o vice na chapa de Marcelo Castro. Wilson seria o candidato ao Senado e, assim, a chapa juntaria num mesmo grupo o PMDB, o PSDB, o PSB, o PSD, entre outros partidos.


Fonte: portalodia.com

Comentários