Sábado, 05 de Outubro de 2024

Campeão de BMX, Renato Rezende relata experiência de participar da sua primeira ultramaratona na Picos Pro Race

Publicado em 09/07/2024
Por Bismark Sousa
FA-IMG-8d450a5a3f05d2f5cb61.jpg
FA-IMG-8d450a5a3f05d2f5cb61.jpg
Manobra na bicicleta/Foto: Picos Pro Race

Na Picos Pro Race, o que não faltou foram atletas superando desafios pessoais. Um deles foi o campeão brasileiro de BMX, Renato Rezende, da equipe da TSW. Vindo diretamente de Poços de Caldas, em Minas Gerais, ele conta que a Picos Pro Race foi a sua primeira vez no Nordeste e também a sua estreia na ultramaratona.

Renato Rezende participou dos três dias de competições. No primeiro dia, enfrentou a prova de XCC, uma pista em circuito preparada exclusivamente para a Picos Pro Race. A competição foi uma novidade do evento este ano e valia pontos no ranking mundial da Union Cycliste Internacionale (UCI). Após as seis voltas, Rezende conseguiu cravar o terceiro lugar da categoria elite.

No sábado e domingo, o desafio era ainda maior. Acostumado a correr provas curtas, Renato Rezende saiu da zona de conforto e enfrentou uma distância de cerca de 60 quilômetros. No percurso, o clima oscilou entre nublado e o sol, diferente do clima ameno que o atleta costuma treinar. “O calor judiou muito de mim. Eu estava treinando na minha cidade, Poços de Caldas, e lá estava bem frio. Então, foi bem desafiador”, pontua.

No domingo e último dia, o sol característico de região deu uma trégua para que os atletas pudessem competir. A chuva, que exigiria um pouco mais de atenção aos atletas em alguns trechos do percurso, foi a aliada para ajudar a baixar as temperaturas e possibilitar a conclusão da prova. Foram pouco mais de 90 km de percurso, que teve de tudo: estradão, single tracks, descidas e muitas subidas.

O atleta não subiu ao pódio, mas garante ter ficado feliz com o desempenho na competição.

“Volto para casa muito feliz com três dias de prova. No XCC, terminei em top 3. O domingo foi o dia mais temido por mim, por ser a prova mais longa, mas o clima ajudou muito e fiquei muito feliz por ter ficado em sexto na elite e 11º na geral. Pude andar no pelotão e também sozinho e deu até mesmo para contemplar p percurso, visualizar a cidade. Picos está de Parabéns e a organização da Picos Pro Race também por proporcionar um evento desse nível, com muita estrutura que não deixa a desejar em nada em relação à outras competições”, reforçou.

A Picos Pro Race aconteceu entre os dias 05 e 07 de julho, em Picos, reunindo mais de 800 atletas vindos de 16 estados e 04 países. O percurso da prova passou ainda pelas cidades de Santana do Piauí e São José do Piauí. A prova vale pontos no ranking estadual, nacional e internacional de ciclismo.

 

Fonte: Picos Pro Race

Comentários