Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Hospital Regional de Picos amanhece sem plantonista no 2° dia do ano e pacientes se revoltam

Publicado em 07/12/2013
Por Jailson Dias
bd4c87e7bf8911c91cf5536f7fe4.jpg
bd4c87e7bf8911c91cf5536f7fe4.jpg
Pacientes aguardam atendimento /Jailson Dias

Inicialmente a sala de espera do Hospital Regional Justino Luz de Picos estava repleta de pessoas esperando atendimento médico na manhã desta segunda-feira, 02, mas, aos poucos, foi sendo esvaziada porque não havia médico clinico geral plantonista para atender as pacientes. Muitos externaram a sua frustração e revolta ante o descaso verificado contra quem precisa do sistema público de saúde.

Nossa equipe conversou com algumas dessas pessoas, dentre elas a dona de casa Rose Neuma Ana da Luz (foto abaixo), que buscava socorro para o seu filho, que aparentava estar com fraturas na clavícula e perna. Ela disse ter feito a ficha de atendimento do garoto, sendo encaminhada a “sala de acolhimento”, onde foi informada que não haveria ortopedista para atender nesta segunda-feira. “Me mandaram voltar amanhã”, declarou a dona de casa, ainda sem a certeza de que seu filho realmente seria atendido no dia seguinte.

Desde as 7h30min da manhã o mototaxista Edimilson Gonçalves (foto abaixo), 44, também teve de voltar para casa sem atendimento médico. Ele sofreu um acidente de moto e buscou o Hospital Regional. “É um descaso porque no meu caso eu posso esperar até amanhã, mas tem casos aí como de uma senhora que foi para uma clínica porque não tinha médico”, protestou.

Muitos foram os casos semelhantes verificados nesta manhã, como da empresária Maria José, que trouxe um de seus funcionários que também havia caído de moto em Jaicós. Ela demonstrou preocupação porque o rapaz, embora estive lúcido, não parava de sangrar pelo nariz.

Nossa equipe buscou a direção clínica do Hospital Regional para falar sobre o assunto. O médico responsável não pôde nos receber alegando que estava em procedimento com um paciente em estado grave no Instituto do Rim, onde também trabalha.

A sua assistência informou que nessa manhã o hospital dispunha dos serviços de pediatra, cirurgião, obstetra e ortopedista - sobre aviso -, faltava o médico plantonista que atende os pacientes e identifica as moléstias podendo encaminhar para outro médico especialista, ou solucioná-la ele mesmo.

A direção informou que os meses de dezembro e janeiro são particularmente difíceis para o hospital, pois muitos médicos optam por tirar férias nesse período havendo uma verdadeira escassez, não apenas no hospital, mas na cidade. Em casos assim o diretor do HRJL, médico José Airton, autoriza a contratação de médicos em ritmo de urgência para suprir a ausência de um plantonista, mas mesmo oferecendo somas altas por um dia de trabalho, nem sempre é possível solucionar o problema.  

Comentários
Francisco.
04/03/2014 16:36:48
Vejam a situação de descaso do piso deste Hospital, o risco de infecção é muito grande, além disso, não tem medicação, equipamentos, isso justifica a falta de estímulo dos profissionais de saude e quando o paciente morre, ou mesmo tem uma infecção, a família, a população, a MÌDIA, mostram os médicos como culpados, não vão procurar os Gestotes, portanto, continuem votando. ELITORES RUINS, COLOCAM NO PODER POLÍTICOS TAMBEM RUINS. AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO.
Hélio
04/01/2014 23:28:05
Eu confesso que não tenho palavras para expressar o sentimento contra essa situação. É um problema de gestão pública, que é péssima por conta de pessoas políticos, eleitos por igualmente péssimos eleitores. Todos terminam pagando um alto preço por isso.
Maria Marta
03/01/2014 17:49:14
Já é rotina falta de médicos, falta de equipamentos, falta de medicamentos... falta tudo VERGONHOSO
saudedepicos
03/01/2014 07:30:37
Observem o piso e as paredes na entrada do HRJL em Picos , onde a População quer que os profissionais da saúde tenham estimulos para trabalhar, imagina lá dentro! Que só tem água e cama.
marcio
02/01/2014 20:03:40
Falta de vergonha desses governantes. Acorda brasil, ano de eleição...urna nao e penico nem fossa p vc botar merda, muita atenção na hora de escolher seu candidato e outra coisa, hoje e quinta e nao segunda feira pro desenformado que escreveu a materia
PICOENSE
02/01/2014 19:40:21
Estive lá ontem acompanhando um paciente internado e mostraram-me as condições que se encontra o hospital,praticamente não tem mais medicamento endovenoso, como antibiótico e outros,na verdade só tem água e cama para os pacientes, por isso tive que transferir para Teresina. Não adianta procurar tratamento mais lá,pois só reza não vai tratar ninguém.
Saude de picos
02/01/2014 19:25:31
Olhem para as fotos e vejam como estáo as paredes os pisos e a estrutura do Hospital,nenhum profissional vai querer trabalhar nessa porcina...... Continuem votando na presidente e no governador .......
cidadao
02/01/2014 18:12:13
FALTA DE UM PROMOTOR PUBLICO EM PICOS...GANHAM DINHEIRO PARA FECHAR OS OLHOS.
francisco de assis
02/01/2014 17:36:51
isso é uma vergonha para picos,cade asautoridades que nao veem isso,sao seres humanos e nao animais e todos pagam seus impostos!
ESPEDITO BORGES
02/01/2014 16:41:38
ROTINA NO HOSPITAL REGIONAL JUSTINO LUZ DE PICOS, A SAÚDE DE PICOS ENTREGUE AS BARATAS, MORTES DIÁRIAS, HOSPITAL SUCATIADO, SEM ESPECIALISTAS.... CADE O CRM PARA CONDENAR ESSES CRIMES? CADE A DIREÇAO QUE ACEITA VER TANTAS MORTES?