Sábado, 05 de Outubro de 2024

APPM promove ciclo de debates acerca do litígio territorial entre os estados do Piauí e Ceará

Publicado em 25/04/2024
Por Bismark Souza / Estagiário da Uespi
FA-IMG-2ca802219471f29dd024.jpg
FA-IMG-2ca802219471f29dd024.jpg
Ciclo de debates a cerca do litígio territorial entre os estados do Piauí e Ceará/Foto: Divulgação

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) promoveu na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, uma reunião com propósito de discutir sobre o litígio territorial do estado do Piauí com o Ceará. No momento, a decisão se encontra com o Exército e tem previsão de resposta no mês de maio.

O debate sobre o tema foi oportuno pois os municípios piauienses devem saber suas histórias e as consequências do litígio territorial no estado. Essa indefinição afeta diretamente a vida dos moradores que vivem nessa região, causando incerteza quanto a sua jurisdição e os serviços públicos a que tem direito.

A área que está sendo pleiteada pelo Piauí corresponde hoje a 13 municípios cearenses, que são: Granja; Viçosa do Ceará; Tianguá; Poranga; Ibiapina; Ipueiras; Ubajara; Croatá; São Benedito; Guaraciaba do Norte; Crateús; Carnaubal e Ipaporanga.

Na reunião de debate o presidente da APPM, Toninho de Caridade, ressaltou o impacto econômico que os novos municípios podem trazer ao estado do Piauí.

“É importante economicamente para o estado do Piauí, porém, temos que pensar nas pessoas, que estão lá. Então essa iniciativa do grupo técnico, liderada pelo deputado Gil Carlos, tem sido de grande importância para que a gente juntos possa trazer os órgão competentes para começarmos essa discussão. É importante unir forças, ter o conhecimento jurídico e buscar o reconhecimento da área que pertence ao estado do Piauí”, frisou o presidente da APPM.

Toninho de Caridade via Instagram da APPM 

Comentários